Altas temperaturas provocam mudanças no organismo

A reposição da água e sais minerais perdidos pelo suor não pode ser feita de qualquer maneira

(Foto: Getty Images)
Os isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser
 utilizados somente por atletas
A elevação das temperaturas, com a chegada do verão, implica em mudanças no organismo. A homeostasia, mecanismo que possibilita o organismo funcionar entre 36 e 37 graus Celsius, ativa diferentes mecanismos para manter essa condição. Entre eles, como explica a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Lígia Brito, a perda de líquido pelo suor.

Apesar do processo ser algo natural, a não recuperação dessas substâncias pode acarretar em sintomas como queda de pressão, tontura, mal estar e até mesmo desidratação. Segundo a médica, a hidratação e a alimentação são dois pontos importantes para evitar situações piores, como os desmaios.

A reposição da água e sais minerais perdidos pelo suor não pode ser feita de qualquer maneira. Lígia Brito alerta que os isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas.

"Os isotônicos são indicados somente para quem faz exercício, pois nesta situação ocorre maior perda de sais minerais. Já o consumo em excesso, por quem não pratica atividade física, pode acarretar em um aumento de pressão", reforça.

A maneira mais saudável de repor esses componentes é pela ingestão de água, frutas, legumes e verduras. "O consumo de água e desses alimentos é fonte de boa parte dos sais minerais necessários para o organismo", finaliza a clínica geral.

Fonte: Tree Comunicação
Altas temperaturas provocam mudanças no organismo Altas temperaturas provocam mudanças no organismo Reviewed by Redação on 1/10/2018 05:56:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-