campa-insta


É hoje! O que esperar da 16ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro?

Compartilhar no WhatsApp!
‘Aquarius’ e ‘Elis’ são favoritos em cerimônia que terá transmissão do Canal Brasil

Por Thiago Mendes
thiagomendes@portaltelenoticias.com

Criado no início dos anos 2000 a partir da consolidação da Retomada do cinema nacional, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é a maior premiação do país encabeçada pelos próprios realizadores, concentrados na Academia Brasileira de Cinema, assim como os prêmios Goya (Espanha), César (França), Bafta (Reino Unido) e, é claro, o Oscar (EUA).

O processo de votação, tanto para escolha dos indicados, quanto para a definição dos vencedores do troféu Grande Otelo, é semelhante ao da academia norte-americana, sendo inclusive auditado pela mesma empresa responsável pelo Oscar, a Price Waterhouse Coopers.

Nesta terça (05), a premiação chega a sua 16ª edição trazendo como principais indicados ‘Elis’, biografia da cantora Elis Regina dirigida por Hugo Prata, com 12 indicações, seguido de ‘Aquarius’ (11), de Kleber Mendonça Filho, e ‘Boi Neon’ (10), segundo longa de ficção de Gabriel Mascaro.

A se lamentar a ausência neste ano da categoria animação em longa-metragem (apenas os curtas estarão representados). Uma pena, sobretudo após as vitórias dos ótimos ‘O Menino e o Mundo’ (2015) e ‘Até que a Sbórnia nos Separe (2016) nos últimos dois anos.

O GP do Cinema Brasileiro será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil, a partir de 20h45 e terá, ainda, premiação popular em três categorias: filme, documentário e filme estrangeiro. As votações se encerram ainda hoje, e podem ser acessadas aqui.

Vamos aos prognósticos das principais categorias:

(Foto: montagem / divulgação)
Cena de 'Aquarius' e 'Boi Neon': os dois filmes somam 21 indicações
Melhor filme: exatamente um ano após ser preterido pela polêmica comissão do MinC, ‘Aquarius’ tem tudo para encerrar com dignidade, a despeito da ausência no Oscar, seu já vitorioso ciclo de premiações. ‘Boi Neon’ teve bela carreira internacional, e assim como ‘Nise - No Coração da Loucura’, seriam escolhas igualmente justas. Apesar de liderar as indicações, a ausência nas categorias de direção e roteiro diminuem as chances de ‘Elis’ ao prêmio principal. Concorre, também, ‘Mãe só há Uma’, de Anna Muylaert, grande vencedora da última edição, com ‘Que Horas Ela Volta?’

Direção: com inúmeros prêmios dentro e fora do país, Kleber Mendonça Filho (‘Aquarius’) é o favorito natural. O jovem Gabriel Mascaro (‘Boi Neon’) também fez bonito lá fora e está no páreo. Vencedora no ano passado, Anna Muylaert (‘Mãe só há Uma’) não pode ser desprezada. Concorrem, ainda, Afonso Poyart (‘Mais Forte que o Mundo’) e - fala sério - David Schürmann (‘Pequeno Segredo’).

(Foto: montagem / divulgação)
Andreia Horta e Sônia Braga concorrem na categoria Melhor Atriz
Atriz: uma das disputas mais aguardadas da noite. Andreia Horta está deslumbrante como Elis Regina e venceu prêmios importantes na temporada de premiações nacionais, mas dá para dizer menos de Sônia Braga em ‘Aquarius’? Para mim, a segunda ainda é favorita. A seleção é forte e conta ainda com Adriana Esteves (‘Mundo Cão’), Glória Pires (excelente em ‘Nise’), Júlia Lemmertz (salvação de ‘Pequeno Segredo’) e Sophie Charlotte (‘Reza a Lenda’).

Ator: ao contrário do par feminino, a disputa está mais aberta aqui. Juliano Cazarré está excelente em ‘Boi Neon’ e, assim como Caio Blat (‘BR716’), já ganhou outros prêmios pelo papel. Domingo Montagner (‘Um Namorado Para Minha Mulher’) teve indicação póstuma e uma última homenagem em forma de prêmio seria justa e emocionante. Lázaro Ramos (‘Mundo Cão’), Cauã Reymond (‘Reza a Lenda’) e Chico Díaz (‘Em Nome da Lei’) completam a lista.

Atriz Coadjuvante: o grande destaque da categoria é Maeve Jinkings, duplamente indicada (‘Aquarius’ e ‘Boi Neon’). Concorrem com ela Alice Braga (‘Entre Idas e Vindas’), Andrea Beltrão (‘Sob Pressão’), a diva Laura Cardoso (‘De Onde te Vejo’), aos 89 anos, e, mais uma vez, Sophie Charlotte (agora por ‘BR716’).

Ator Coadjuvante: ‘Elis’ traz dois dos indicados (Caco Ciocler e Gustavo Machado). Além deles, disputam o sempre competente Irandhir Santos (‘Aquarius’), Flávio Bauraqui (encantador em ‘Nise’) e Dan Stulbach (que já fez papéis mais marcantes do que em ‘Meu Amigo Hindu’).

Roteiro Original: mais uma vez o troféu deve ficar entre Kleber Mendonça Filho (‘Aquarius’) e Gabriel Mascaro (‘Boi Neon’). Acompanhados de perto por Anna Muylart (‘Mãe só há Uma’) e Domingos de Oliveira (‘BR716’). Afonso Poyart (‘Mais Forte que o Mundo’) completa a lista.

(Foto: montagem / divulgação)
‘O Shaolin do Sertão’ concorre como Melhor Comédia
e também está na disputa em mais 4 categorias
Melhor Comédia: talvez a disputa mais acirrada da noite. Grande vencedor do Festival de Gramado em 2016, e indicado em outras 4 categorias, ‘BR716’ é o favorito. É dirigido pelo experiente Domingos de Oliveira, que venceu esta mesma categoria no ano passado, com ‘Infância’. ‘O Shaolin do Sertão’ também concorre em mais 4 categorias e põe Halder Gomes na busca de seu segundo Grande Otelo, após vencer em 2014 com ‘Cine Holliúdy’. ‘O Roubo da Taça’ venceu categorias importantes em Gramado 2016 e está firme na disputa. Completam os indicados ‘Minha Mãe é Uma Peça 2’ e ‘É Fada!’.

Categorias Técnicas: produção luxuosa, ‘Elis’ está presente em todas as indicações técnicas, que contam com forte presença, também, de ‘Aquarius’, ‘Boi Neon’ e ‘Reza a Lenda’. Divide o favoritismo em montagem (com ‘Aquarius’) e fotografia (‘Boi Neon’), mas deve se sobressair em som e direção de arte.

Veja a chamada:


Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017 - Rio de Janeiro/RJ
Quando: terça, 05/9, 20h45 (ao vivo pelo Canal Brasil)

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
É hoje! O que esperar da 16ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro?  É hoje! O que esperar da 16ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro? Reviewed by Redação on 9/05/2017 01:08:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-