‘O Futuro Perfeito’ expõe a tênue linha entre documentário e ficção

Dirigida por alemã, produção argentina mostra imigrante chinesa em Buenos Aires

Crítica  | Por Thiago Mendes
thiagomendes@portaltelenoticias.com

(Foto: divulgação)
Xiaobin (Xiaobin Zhang, em seu primeiro papel), chinesa de 17 anos,
 é a protagonista do filme
Pode não parecer, mas a fronteira entre documentário e ficção é mais frágil do que se imagina à primeira vista. Basta uma análise mais fria e atenta para percebermos a enorme frequência com que um documentário incorpora elementos fictícios. Em contrapartida, não é nada raro observarmos aspectos documentais nas mais banais das ficções. Há, inclusive, quem defenda que a separação entre um e outro sequer deveria existir.

O lance é que tendemos a associar, precipitadamente, o documentário a algo verdadeiro, incontestável, dando à ficção o valor de algo irreal, mentiroso. Acontece que em cinema (e no audiovisual, em geral) essa noção está bem longe de ser uma regra. Bom mesmo é mergulhar na trama, mas sempre com a manjada frase em mente: não acredite em tudo que uma tela te mostra.

E veja que belo exemplo, envolvendo toda a questão acima, encontramos em ‘O Futuro Perfeito’, segundo longa de Nele Wohlatz, alemã que vive na Argentina já há alguns anos. Nele conhecemos Xiaobin (Xiaobin Zhang, em seu primeiro papel), chinesa de 17 anos, recém-chegada a Buenos Aires, ainda com um escasso vocabulário espanhol. O filme começa e já vemos a protagonista em primeiro plano, com fundo neutro, respondendo perguntas sobre a longa viagem e suas impressões iniciais do novo país. Escutamos a voz de quem a entrevista, e as respostas são entremeadas por imagens dela própria vivenciando alguns de seus relatos. Um típico documentário, certo? Pouco depois a “entrevistadora” sai de cena (logo mais saberemos de quem se trata) e adentramos de vez na vida de Xiaobin, com diálogos, passagens de tempo e tudo o mais. Ah, então é ficção?

(Foto: divulgação)
Longa mostra a adaptação da jovem imigrante ao novo idioma, aos novos
costumes, e à turbulenta passagem da adolescência à vida adulta
Brincando habilmente com a linguagem cinematográfica, seja na montagem, seja pela concepção e direção das cenas, como no caso acima, Wohlatz vai transitando de um formato a outro, aparentemente confundindo o espectador gratuitamente, apenas por exercício. Mas, à moda de Abelardo Barbosa, quem disse que a diretora “veio para explicar”?

A magia se faz quando compreendemos que o que vale mesmo é ver uma história bem contada. É a maneira ora poética, ora menos sutil, no entanto sempre respeitosa, com que a diretora - e também corroteirista, ao lado de Pio Longo - nos mostra a adaptação da jovem imigrante ao novo idioma, aos novos costumes, e à turbulenta passagem da adolescência à vida adulta.

Afinal, se em um documentário quase sempre haverá algum nível de manipulação, por menor que seja - às vezes pela simples presença da câmera - que a rigor mancharia seu suposto compromisso com a pura verdade (como se isso fosse possível), em última instância, toda dita “ficção” no cinema, como obra de arte que (também) é, vai refletir de alguma forma, em grau maior ou menor de objetividade, a realidade do mundo no momento em que foi concebida.

Em qualquer um dos casos, porém, é através do ponto de vista dos criadores/produtores/autores que a obra nos falará. ‘O Futuro Perfeito’, em essência, trata-se da visão de Wohlatz a respeito dos temas que aborda. Podemos concordar ou não com essa visão, e a maior beleza em tudo isso é que nossa opinião a esse respeito não precisa (nem deve) necessariamente refletir se achamos o filme bom ou ruim, compreende?

Bem, eu também não vim para explicar. Estimular é muito mais proveitoso.

Veja o trailer:

O Futuro Perfeito (El Futuro Perfecto) - Argentina, 65 min, 2016.
Dir.: Nele Wohlatz. Em cartaz desde 13/7.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
‘O Futuro Perfeito’ expõe a tênue linha entre documentário e ficção ‘O Futuro Perfeito’ expõe a tênue linha entre documentário e ficção Reviewed by Redação on 7/14/2017 08:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-