campa-insta


Problemas crônicos são a causa de 60% das doenças do mundo

Compartilhar no WhatsApp!
No Brasil, cerca de 40% da população adulta apresenta pelo menos uma doença crônica

(Foto: Getty Images)
De acordo com especialista, para reduzir o impacto destas doenças é preciso
 investir em serviços de diagnóstico e tratamento com equipe multiprofissional
O conjunto de condições crônicas continua crescendo e representa um verdadeiro desafio para a área da saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essas condições são responsáveis por 60% de toda a carga decorrente de doenças do mundo. O número de casos é tão alarmante que a expectativa é que no ano de 2020, 80% das doenças dos países em desenvolvimento serão resultados de problemas crônicos.

No Brasil, dados de pesquisas do Ministério da Saúde em parceria com IBGE revelaram que cerca de 40% da população adulta apresenta pelo menos uma doença crônica. Dentro do grupo das doenças crônicas não transmissíveis, estão as enfermidades reumáticas. Estas constituem um grupo de mais de 150 doenças e síndromes clínicas, que apresentam quadro clínico e evolução de curso bastante variáveis. De modo geral, elas se caracterizam pela presença de dor e/ou inflamação nas estruturas que compõe as articulações ou estruturas próximas a elas, ossos e músculos. No entanto, nem toda doença reumática atinge estas estruturas do sistema músculo-esquelético, sendo possível o acometimento sistêmico em algumas delas, com envolvimento de outros órgãos e sistemas.

Segundo Ana Beatriz C. de Azevedo, reumatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, para reduzir o impacto destas doenças é preciso investir em serviços de diagnóstico e tratamento com equipe multiprofissional. “O adequado tratamento das doenças reumáticas exige uma ação integrada de vários profissionais, médicos e não médicos. Além das diferentes opções medicamentosas disponíveis, são extremamente relevantes ações educativas sobre a patologia, orientações sobre a possível adequação de estilo de vida, desde a necessidade de iniciar um processo de reeducação alimentar e atividade física, até medidas para controle de fatores de estresse.”

A médica ressalta ainda a importância de ter todas as especialidades trabalhando em conjunto para garantir um melhor resultado. "Neste processo, podem ser envolvidos outros especialistas, como ortopedistas, fisiatras, oftalmologistas, dermatologistas, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos, que por meio de uma proposta de tratamento integrada e coordenada pelo reumatologista, buscarão resultados como: diminuição da dor e inflamação, melhora da função dos sistemas comprometidos pela doença reumática e redução de fatores de risco de piora da doença, como a obesidade e o tabagismo."

O Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital São Camilo apresenta ações e serviços de promoção e proteção à saúde, incluindo diagnóstico, tratamento e reabilitação, com objetivos finais de redução de danos e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com doenças reumáticas. A especialista ressalta que, além dos tratamentos especializados, os resultados também dependem muito dos pacientes. “É fundamental insistir para que o paciente assuma um papel mais ativo no cuidado de sua saúde, estimulando-o a adquirir hábitos de vida mais saudáveis, corrigindo fatores de risco conhecidos para as doenças reumáticas, como o fumo e a obesidade, que também terão impacto indiscutível na redução do risco de desenvolvimento e complicações de várias outras doenças crônicas, como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes.

Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem que recobre os ossos dentro das articulações. Dentre as doenças reumáticas é uma das mais prevalentes, sendo mais frequente em indivíduos acima de 40 anos e bastante comum naqueles com mais de 60 anos. Apesar de poder danificar qualquer articulação do corpo, a osteoartrite afeta mais comumente os joelhos, quadris, coluna vertebral e mãos. Entre os sintomas da doença estão dor, inchaço, limitação funcional e rigidez ao iniciar movimentos. Segundo a Dra. Ana Beatriz, atualmente, a osteoartrite representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. “Dados da previdência social revelam que esta doença é responsável por cerca de 10% dos benefícios concedidos por incapacidade temporária. Estes dados associados de prevalência da osteoartrite na população alertam para a necessidade de realizar diagnóstico e tratamento precoces a fim de reduzir os impactos por ela causados para o paciente e a sociedade”, explica a especialista.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe
Problemas crônicos são a causa de 60% das doenças do mundo Problemas crônicos são a causa de 60% das doenças do mundo Reviewed by Redação on 5/15/2017 07:17:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-