campa-insta


10 mitos sobre o câncer

Compartilhar no WhatsApp!
Veja as principais dúvidas encontradas sobre essa doença

*Por Dr. Raphael Brandão

(Foto: Getty Images)
Na maioria das vezes, encontrar um nódulo na mama não significa
que você tem câncer de mama
1- Mito: todo câncer é igual

Na realidade, existem centenas de tipos de cânceres. Cada câncer tem uma única assinatura molecular com manifestações clínicas e prognóstico variável.

2- Mito: se você tem câncer, a culpa é sua!

Embora existam alguns fatores de estilo de vida, não está claro sobre o que exatamente faz com que ele ocorra. Não perca tempo e energia repreendendo-se. Foque no tratamento. O que passou, passou.

3- Mito: estudos clínicos para tratar o câncer são para os pacientes que não tem mais opções de tratamento

Na verdade, se o médico recomenda um estudo clínico, significa que é sempre uma boa opção para os pacientes. Ao participar, os pacientes podem ter acesso a novas opções de pesquisa antes de serem amplamente disponíveis.

4- Mito: encontrar um nódulo na mama significa que você tem câncer de mama

As protuberâncias e outras alterações nos seios devem ser relatadas ao seu médico, mas a maioria das alterações é benigna.

5- Mito: a quimioterapia é a mesma para todos os cânceres

Existe uma ampla variedade de quimioterápicos e de combinação entre elas. Com perfil de tolerância e toxicidade variável.

6- Mito: não há progresso na luta contra o câncer

Isso não é verdade. Ainda há um longo caminho a percorrer. Existem alguns cânceres onde o progresso tem sido mais lento - como câncer de cérebro, pâncreas e esôfago. E quando perdemos entes queridos, é normal nos sentirmos injustiçados e culpar a ciência pela falta de progresso.

7- Mito: não há nada que você possa fazer para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama

90% dos tumores de mama são em grande parte devido ao estilo de vida e fatores ambientais. Para manter seu risco baixo, mantenha um peso saudável, faça exercícios regularmente e limite a quantidade de álcool que você bebe.

8- Mito: os cientistas sabem a cura para o câncer: eles estão apenas escondendo, pois as cias farmacêuticas não permitem

Uma mentira grave, egoísta e dolorosa. Qualquer pessoa séria que trabalhe com câncer sabe o quanto trabalhamos duro na busca incessante pela cura.

9- Mito: homens não sofrem de câncer de mama

Apesar das incidências de câncer de mama masculino representar menos de 1% de todos os casos, os homens ainda podem ser acometidos.

10- Mito: a quimioterapia vermelha é a pior

A quimioterapia “vermelha”é a doxorrubicina e não pode ser classificada como a pior. Se considerarmos que é uma medicação extremamente efetiva em alguns tumores como: mama, ovário, sarcomas. Apresenta toxicidade conhecida e manejável.

*Dr. Raphael Brandão é oncologista clínico e coordenador científico do Grupo Oncoclínicas. O especialista é pós-graduado em oncologia pelo Dana-Farber Cancer Institute/Harvard Medical School
10 mitos sobre o câncer 10 mitos sobre o câncer Reviewed by Redação on 5/22/2017 06:20:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-