Saiba como prevenir a pressão alta

Hipertensão pode levar ao infarto do coração

(Foto: Getty Images)
Como a pressão alta muitas vezes não provoca sintomas, o ideal é periodicamente procurar atendimento de saúde para verificar se ela está normal ou alta
A hipertensão é um dos problemas que mais atinge os brasileiros. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), um a cada três adultos no país sofre com o problema. Em longo prazo, a pressão arterial elevada pode levar a complicações cardiovasculares, renais e outras problemas no corpo.  É uma condição grave de saúde pública que tem como característica, muitas vezes, a falta de sintomas. O paciente pode demorar anos para saber que está com quadro de pressão alta. No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, por isso, o  Dr. Márcio Elias, médico de Neo Química traz  algumas informações que podem ajudar na prevenção:

Exercite-se

O exercício físico traz inúmeros benefícios ao corpo humano. Ele melhora a concentração, a circulação sanguínea, pode ajudar a reduzir os níveis de gordura e açúcar no sangue, além de auxiliar o funcionamento de vários órgãos como por exemplo os rins e ainda contribuir para controle da pressão arterial.

Cuide da sua alimentação

A alimentação rica em gordura, açúcares e bebidas alcoólicas pode ocasionar problemas como obesidade, diabetes, colesterol alto, muitas vezes relacionado à pressão alta.  Evite alimentos industrializados como bolachas, salgadinhos, processados como presuntos, salames, carnes vermelhas etc. A alimentação equilibrada é uma das chaves para prolongar a expectativa de vida e a saúde cardiovascular.

Cuidado com o estresse

Outro fator que pode contribuir para a pressão alta é o estresse. O ideal é ter cuidado com exageros e tentar evitar períodos de tensão, ansiedade ou nervosismo. As emoções podem influenciar a pressão arterial. Procure atividades relaxantes e prazerosas e mantenha equilíbrio com os momentos de trabalho e lazer.

Verifique sua pressão

Como a pressão alta muitas vezes não provoca sintomas, o ideal é periodicamente procurar atendimento de saúde para verificar se ela está normal ou alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pessoa possui pressão alta se apresentar pressão maior ou igual a 140 e/ou 90 mmHg. Caso esteja nesse nível ou maior, deve-se procurar um cardiologista para uma investigação. Provavelmente será necessário a realização de exames adequados para confirmar o diagnóstico.

Acompanhamento médico

Quem tem o diagnóstico de hipertensão, deve ter acompanhamento médico contínuo para regular os níveis da pressão. É possível também que seja necessário fazer o uso de medicamentos anti-hipertensivos para auxiliar a manter a pressão arterial controlada.

Fonte: Hypermarcas
Saiba como prevenir a pressão alta Saiba como prevenir a pressão alta Reviewed by Redação on 4/26/2017 04:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-