Doenças respiratórias infecciosas são as principais vilãs no outono

Doenças como gripes, resfriados, entre outras tendem a aumentar até 40% durante a estação. Entenda como identificá-las e se prevenir

(Foto: Getty Images)
Segundo o especialista as principais vitimas são crianças, idosos e pacientes
 de doenças crônicas, como bronquite, asma, rinite e sinusite
As doenças respiratórias são as principais vilãs da população no outono e costumam aumentar 40% durante a estação. A causa disso é que no frio o ar fica mais seco, concentrando mais poluentes. As pessoas também possuem mais secreção no nariz e tendem a ficar confinadas em ambientes fechados, facilitando a transmissão dos vírus e bactérias. Isso afeta o organismo por conta da mucosa nasal, que fica menos eficaz na infiltração de impureza.  

Esse conjunto de ações faz com que o nosso sistema respiratório perca um pouco da capacidade de defesas contra microrganismos nocivos e alérgenos irritantes. Dentre as doenças infecciosas as mais comuns são a gripe e o resfriado. “Muitos pensam que ambas são a mesma coisa, porém existe uma diferença. A gripe é causada pelo vírus influenza. Já os resfriados são causados pelo rinovírus. Os sintomas também são diferentes. A gripe além de ter os mesmos sintomas do resfriado, como dor no corpo, mal-estar e coriza, também provoca febre e dor de cabeça, explica Alexandre Colombini, Otorrinolaringologista da Clínica Fares.

Segundo o especialista as principais vitimas são crianças, idosos e pacientes de doenças crônicas, como bronquite, asma, rinite e sinusite. Pessoas desses grupos devem redobrar os cuidados para evitar um quadro mais grave. Os principais alertas para a busca de ajuda médica são dificuldade para respirar e febre alta persistente.

“A prevenção desse tipo de doença é simples e deve ser seguida por todos. Aqui na clínica, sempre falamos para os nossos pacientes a importância de evitar locais fechados, tossir ou espirrar com a mão na boca, lavar a mão com frequência e, principalmente estar com as vacinas em dia”, conclui.
  
Saiba mais sobre algumas doenças infecciosas e suas características

Resfriado (viral): apresenta como sintomas a obstrução nasal, coceira no nariz, espirros e mal-estar;
Influenza (gripe viral): causa os mesmos sintomas do resfriado, porém com febre, muito mal-estar e dores pelo corpo;
Sinusite (viral ou bacteriana): é a infecção dos seios da face. Os sintomas são secreção nasal, dores de cabeça, febre, tosse e dores no corpo.
Faringite (viral ou bacteriana): causa dor de garganta, febre e até dor no ouvido;
Amigdalite (viral ou bacteriana): é a inflamação e/ou infecção nas amígdalas, por conta disso é comum ter mau hálito, dores no corpo, febre, rouquidão, dor de garganta. Em muitos casos é comum que saia pus das amígdalas.

Fonte: Tamer Comunicação
Doenças respiratórias infecciosas são as principais vilãs no outono Doenças respiratórias infecciosas são as principais vilãs no outono Reviewed by Redação on 4/06/2017 08:23:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-