campa-insta


Brasil tem 11,5 milhões de pessoas com depressão

Compartilhar no WhatsApp!
Prevenção e tratamento da doença estão na campanha “Let's talk” da OMS

(Foto: Getty Images)
O risco está associado a situações de maior vulnerabilidade, como desemprego, doenças físicas e uso de álcool e outras drogas, diz especialista
A depressão atinge 4,4% da população mundial e por isso a doença foi escolhida como tema principal da Organização Mundial da Saúde (OMS), para marcar o Dia Mundial da Saúde, que acontecerá em 7 de abril. Este ano, a iniciativa da OMS traz o lema "Let's talk", para alertar e ressaltar a prevenção e tratamento da depressão. Na América Latina, a segunda maior prevalência de depressão ocorre no Brasil, correspondendo a 5,8% da população, ou seja 11,5 milhões de pessoas.

"Embora esses distúrbios possam atingir pessoas de todas as faixas etárias, o risco está associado a situações de maior vulnerabilidade, como desemprego, doenças físicas e uso de álcool e outras drogas. Da mesma forma que ocorre com o consumo de álcool, as estatísticas apontam uma prevalência maior de distúrbios de ansiedade e depressão entre as mulheres", explica o Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade, Coordenador do Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio Libanês.

De acordo com o relatório global da OMS, "Depressionandother common mental disorders: global healthestimates", lançado neste ano e que se refere ao período de 2005/2015, o mundo tem cerca de 322 milhões de indivíduos que apresentam algum tipo de transtorno mental, dentre os quais os mais comuns são a depressão e a ansiedade. "São dados que coincidem com as recentes mudanças de padrões econômicos e sociais, como ter a mulher em novos papéis na sociedade", complementa Guerra.

Caracterizada pela tristeza persistente e perda de interesse em atividades cotidianas e no trabalho, a depressão possui sinais e sintomas que podem ser identificados em consultas com um clínico geral e equipe de enfermagem. No entanto, a doença costuma ser subdiagnosticada; somada ao fator de ser também estigmatizada, fazendo com que as pessoas não procurem tratamento. "É um cenário ruim, pois o diagnóstico rápido e o tratamento adequado permitem resultados positivos, para que os pacientes consigam retomar as suas atividades", destaca o médico.

Fonte: WN&P Comunicação
Brasil tem 11,5 milhões de pessoas com depressão Brasil tem 11,5 milhões de pessoas com depressão Reviewed by Redação on 4/04/2017 06:08:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-