Uma em cada cinco pessoas no mundo tem urticária

A novidade no tratamento da urticária crônica é o omalizumabe

(Foto: Getty Images)
É importante consultar um especialista para investigar se há um fator externo que está causando a urticária
Entre os dia 02 e 08 de abril acontece a Semana Mundial de Alergia, que tem como tema este ano "A agonia da urticária: o que fazer quando a coceira e os inchaços não vão embora". A doença atinge uma em cada cinco pessoas no mundo, sendo que dessas entre 1% e 2% apresentam a urticária crônica, que leva mais de seis semanas para desparecer.

“São urticárias que tem um mecanismo relacionado à autoimunidade, ou seja, não é nenhum fator externo que está causando a doença. Por isso a importância de consultar um especialista que esteja apto a investigar a questão de forma adequada e que poderá explicar o que está envolvido nessa reação”, explica o Coordenador do Departamento Científico de Urticária da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), o Dr. Luís Felipe Ensina.

O médico conta que hoje existem várias alternativas para o tratamento da urticária, tanto para as mais simples como para aquelas mais complexas, que são resistentes ao uso de antialérgicos.

“A maior novidade no tratamento da urticária crônica é o omalizumabe, um anticorpo monoclonal anti-IgE, que diminui a ativação do mastócito, célula responsável pela liberação de histamina, a principal substância relacionada aos sintomas da urticária. Ele é indicado para todos os pacientes que não respondem a doses altas de anti-histamínicos, e tem uma eficácia maior que 70%, com poucos efeitos colaterais significativos”, explica Dr. Ensina.

Aqui vão algumas dicas que podem contribuir para que o tratamento da urticária seja eficaz:

· Mantenha a medicação contínua mesmo que esteja se sentindo bem;
· Não tome remédios por conta própria;
· Mantenha a pele hidratada, mas com hidratantes e sabonetes orientados pelo médico;
· Evite banhos demorados e quentes;
· Prefira roupas de algodão;
· Procure atividades de lazer para combater o estresse.

Fonte: Gengibre Comunicação
Uma em cada cinco pessoas no mundo tem urticária Uma em cada cinco pessoas no mundo tem urticária Reviewed by Redação on 3/31/2017 07:10:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-