Escultura de onça pintada gigante será exposta no Parque Ibirapuera

Obra do artista Eduardo Srur que também está em exposição em Genebra, na Suíça, chama atenção para a extinção da espécie

(Foto: divulgação)
Intervenção urbana na Ile Rousseau, em Genebra até 30 de maio 
Motivado pela chegada da Feira Internacional de Arte Contemporânea - SP ARTE - no pavilhão Bienal, o artista Eduardo Srur decidiu instalar a obra completa 'Hora da Onça Beber Água' no parque Ibirapuera. Uma parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A primeira aparição da obra foi nas margens poluídas do rio Pinheiros, em 2014, onde um casal de onças pintadas provocavam a reflexão do público nas marginais e estações de trem. Uma das onças infláveis com 10 metros de comprimento por 5 metros de altura participa atualmente da exposição internacional 'ACQUA', no espaço público da cidade de Genebra, na Suíça, por ocasião do Dia Mundial da Água.

Para Srur, o fato de a obra estar exposta em dois locais diferentes do mundo ao mesmo tempo é a metáfora contemporânea da crise migratória no planeta e do risco eminente da extinção da espécie. "Estas onças nasceram juntas nas margens de um rio contaminado e agora tem que lutar pela sobrevivência. Estão separadas por milhares de quilômetros de distância em ambientes criados pelo homem. É impensável uma onça nos Alpes Suíços ou dentro de um parque urbano. Mas é incompreensível que o símbolo máximo da vida selvagem brasileira esteja desaparecendo e não existam grandes ações de preservação no Brasil."

(Foto: divulgação)
Intervenção urbana realizada no rio Pinheiros, em 2014
Fernando Von Zuben, secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente, enfatiza a importância desse animal.  “Esse belo animal chegou aqui a cerca de 4 milhões de anos e reinou soberano desde então, será um desastre para todas as espécies o seu desaparecimento devido a perda das Florestas e à caça ilegal que ainda acontece em todas as regiões do país. Na Mata Atlântica, restam menos de 200 indivíduos que milagrosamente conseguem sobreviver. Entretanto, sua reprodução está ameaçada pelo acasalamento entre parentes.".

Sobre Eduardo Srur

Eduardo Srur nasceu em 1974 na cidade de São Paulo, onde vive e trabalha atualmente. O artista começou com a linguagem de pintura e se destacou nas intervenções urbanas. Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas. Realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em muitos países, entre eles Cuba, França, Suíça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha.
Para saber mais sobre o artista, acesse: www.eduardosrur.com.br.

Serviço:
Exposição Onça Pintada
Data: de 5 a 9 de abril de 2017
Local: Parque Ibirapuera (próximo à Bienal)

Fonte: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
Escultura de onça pintada gigante será exposta no Parque Ibirapuera Escultura de onça pintada gigante será exposta no Parque Ibirapuera Reviewed by Redação on 3/31/2017 08:46:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-