campa-insta


Governo de SP entrega piscinão Guamiranga, o maior da capital paulista

Compartilhar no WhatsApp!
Reservatório irá minimizar efeitos de enchentes nos bairros da Vila Prudente e Mooca

(Foto: Diogo Moreira/A2IMG)
Localizado ao lado do rio Tamanduateí, no Ipiranga, o piscinão contribuirá para minimizar o risco de inundações na região
O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o piscinão Guamiranga, o maior da cidade de São Paulo, com capacidade para acumular 850 milhões de litros de água das chuvas.

“Estamos entregando o maior piscinão de São Paulo. Este reservatório evitará enchentes aqui na Vila Prudente, zona cerealista, Av. das Juntas Provisórias, resolvendo um problema antigo”, disse Alckmin.

Localizado ao lado do rio Tamanduateí, no Ipiranga, o piscinão contribuirá para minimizar o risco de inundações no trecho a jusante, especialmente nos bairros da Vila Prudente e Mooca, com reflexos em todos os bairros abaixo, até o centro da cidade, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas.

“Quando a água do rio Tamanduateí subir, as comportas serão abertas e reservará água aqui. Quando passar a tempestade, a água será devolvida por um sistema de bombeamento e o reservatório ficará vazio esperando nova chuva”, explicou Alckmin como funcionará o sistema. “O piscinão é a várzea moderna. No verão, o rio sobe e ocupa as margens. Como elas estão asfaltadas, urbanizadas, o piscinão faz a reserva”, comentou.

As obras realizadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, tiveram início em dezembro de 2012 e representaram um investimento de R$ 160 milhões.


Detalhes técnicos:

- Área: 70 mil metros quadrados
- Profundidade máxima: 22 metros
- Capacidade: 850 mil metros cúbicos
- Três células de captação, reservação e escoamento de água, com túnel de 103,8 metros, que interliga as áreas 1 e 2
- Quatro comportas e dois stop logs laterais
- Seis bombas de recalque; cada uma com capacidade para 850 litros por segundo
- Volume de escavação: 875 mil metros cúbicos
- População beneficiada: 1 milhão

Fonte: Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
Governo de SP entrega piscinão Guamiranga, o maior da capital paulista Governo de SP entrega piscinão Guamiranga, o maior da capital paulista Reviewed by Redação on 2/01/2017 03:10:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-