campa-insta


Veja mitos e verdades sobre a limpeza dos ouvidos

Compartilhar no WhatsApp!
A orientação é procurar um atendimento médico sempre que houver sensação de ouvidos tampados, dores, sangramentos, secreção, zumbidos ou tonturas

(Foto: Getty Images)
O ideal, segundo o especialista, é utilizar cotonetes apenas
na entrada do canal auditivo, sem  aprofundá-los
Para muitas pessoas, limpar os ouvidos faz parte da rotina diária. Mas o que nem todos sabem é que esse procedimento só deve ser feito quando os ouvidos estiverem entupidos ou em caso de dor. O médico otorrinolaringologista Aloysio Augusto Tahan de Campos Netto listou os principais mitos e verdades sobre os cuidados com os ouvidos.

O uso de cotonetes faz mal 

O uso incorreto e imprudente de cotonetes pode causar traumas no canal auditivo externo, no tímpano, nos ossículos da audição e até na orelha interna. O ideal é fazer a limpeza superficialmente com a ponta de uma toalha ou utilizar cotonetes apenas na entrada do canal auditivo, sem  aprofundá-los.

A limpeza de ouvidos deve ser feita somente por um especialista

A orientação correta é procurar um atendimento médico sempre que houver sensação de ouvidos tampados, dores, sangramentos, secreção, zumbidos ou tonturas. O otorrinolaringologista tem formação e materiais específicos para fazer a limpeza, que normalmente acontece com curetagem do cerume por meio de lavagem com seringa especial e soro fisiológico morno ou aspiração.

Zumbidos podem indicar doença

Estudos científicos mostram que os zumbidos podem estar presentes em 12 a 15% da população. Eles podem ser constantes, intermitentes, bilaterais, unilaterais, pulsáteis etc. Existem inúmeras
causas que podem ir de distúrbios cocleares, vasculares, metabólicos e hormonais até tumores na orelha, no osso temporal e na base do crânio. Por isso, o correto é procurar orientação médica.

Usar azeite ou álcool ajuda a desentupir o ouvido

Existem medicamentos de uso tópico que podem amolecer o cerume. Não se deve usar azeite, já o álcool pode ser usado apenas em casos de entrada de pequenos animais nos ouvidos, como insetos.

Fonte: Unimed
Veja mitos e verdades sobre a limpeza dos ouvidos Veja mitos e verdades sobre a limpeza dos ouvidos Reviewed by Redação on 1/27/2017 04:07:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-