Veja como fazer escolhas saudáveis para aproveitar as festas de fim de ano

Nutricionistas oferecem dicas de como manter alimentação equilibrada sem perder o pique

(Foto: iStock)
De acordo com as nutricionistas, é importante consumir as frutas
secas e oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes, etc.)
O fim de ano é uma das épocas mais festivas: Natal, Réveillon, confraternização na empresa, entre amigos e família, por isso é muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos. Para ajudar na ‘’maratona de festas” e manter uma alimentação equilibrada, as professoras do curso de Nutrição da Anhanguera de Santo André, unidade Industrial, Luciene Barbosa dos Santos e Maria de Sousa Carvalho Rossi oferecem algumas dicas:

Sem jejum 
Alimente-se de cinco a seis vezes por dia, de preferência de três em três horas. Isso evitará que chegue às confraternizações com mais fome que o habitual. A ceia normalmente ocorre num horário mais tarde que o jantar, por isso antes de sair de casa faça um lanche mais leve.

Dia de compras
Não deixe de se alimentar, mesmo na correria das compras, leve na bolsa frutas ou barra de cereais. Não se esqueça da água, para manter da hidratação.

Boas escolhas
Prefira as aves, como chester e peru, e lembre-se de retirar a pele, pois há uma grande concentração de gordura.

Maionese
Para deixar o preparo mais leve, utilize iogurte desnatado ao invés da própria maionese, misture também maçãs e uva passas.

Risotos
Acrescente cenoura e abobrinha ralada no preparo, esses ingredientes combinam com o prato e o deixarão mais saudável e nutritivo.

Saladas
Abuse dos legumes e verduras, mas atente-se para não exagerar nos temperos gordurosos como óleo, azeite e molhos com maionese. Prefira temperar as saladas com suco de limão, vinagre e iogurte desnatado.

Inicie a refeição pela salada. Dessa forma, você ficará saciado rapidamente e consequentemente comerá menos. Não se esqueça de mastigar bem, pois a mastigação é essencial para o processo de saciedade.

Sobremesas
Dê preferência as frutas, principalmente as da estação: abacaxi, ameixa, manga, melancia, nectarina, cereja, pêssego e lichia. Se quiser comer um doce, escolha aquele que você goste mais e consuma com moderação.

Petisco
Não deixe de consumir as frutas secas e oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes, etc.). O segredo é controlar a quantidade ingerida.

Bebidas
Evite as bebidas alcoólicas ricas em “calorias vazias”. O ideal é consumir apenas uma taça de vinho para brindar, pois nessa bebida se encontram os polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e são ótimos para manutenção da saúde. Dê preferência aos sucos naturais, como abacaxi, maracujá e limão.

Exagerei, e agora?
Se você perceber que ultrapassou o limite nos dias seguintes da confraternização procure fazer refeições mais leves, mantenha uma boa hidratação e abuse das verduras e legumes.

E para aqueles que praticam atividade física é importante não parar de se exercitar nesses períodos.

Fonte: S2Publicom
Veja como fazer escolhas saudáveis para aproveitar as festas de fim de ano Veja como fazer escolhas saudáveis para aproveitar as festas de fim de ano Reviewed by Redação on 12/15/2016 06:29:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-