campa-insta


Veja sete passos para não cair nas armadilhas das fraudes online

Compartilhar no WhatsApp!
Só em 2015, o número de fraudes corresponderam a quase 25% do total de incidentes reportados na internet no Brasil

(Foto: Getty Images)
Conferir o certificado de segurança do site é uma das dicas do especialista
Com o boom das fintechs e a ampliação dos serviços financeiros online, também aumentam as fraudes no ambiente virtual. Só em 2015, segundo dados da Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert), o número de fraudes corresponderam a quase 25% do total de incidentes reportados na internet no Brasil. Desses, mais de 40% são páginas falsas. “Quando estamos falando de dinheiro as pessoas precisam ficar ainda mais atentas ao site onde estão confiando seus dados”, diz Marcelo Ciampolini, CEO da Lendico, primeira plataforma de empréstimo online. Confira abaixo sete dicas dele para identificar e se proteger de fraudes online em serviços financeiros:

1) Conferir o certificado de segurança (aquele cadeado que fica do lado esquerdo do endereço, com https). 

Significa uma maior segurança para os seus dados, no quesito de ficar mais difícil do sistema ser invadido e ter dados distribuídos. Não garante que é ou não uma fraude, mas é uma boa prática.

2) Tempo de registro de domínio. 

Se tem muito pouco tempo, maior a chance de ser um golpe. O registro pode ser conferido aqui:

https://registro.br/cgi-bin/whois/ (para dominios .com.br)

https://www.whois.net/ para (.com e demais)

3) Cuidado com o autocompletar.

Sites seguros não costumam permitir que seus dados fiquem gravados e se autocompletem caso você volte a acessá-los. Fraudadores costumam ir atrás desses sites, testar possíveis combinações de dados e assim conseguir chegar até o cliente.

4) Verificar CNPJ da empresa. 

Isso pode ser feito pelo site da Receita e pode ser o primeiro passo para saber se a empresa prestadora do serviço existe.

http://www.receita.fazenda.gov.br/

5) Conferir o site na lista de fraudadores. 

Há sites especializados que divulgam periodicamente listas contendo os golpes que estão sendo aplicados e seus respectivos conteúdos. Alguns destes sites são:

Monitor das Fraudes: http://www.fraudes.org/ (em português)
Quatro Cantos: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/ (em português)

6) Confira as mídias sociais da empresa.

Redes sociais e até mesmo sites especializados como o Reclame Aqui servem de referência na hora de escolher o empréstimo pessoal. Essas plataformas são aliadas na hora de avaliar a credibilidade e reputação da companhia no mercado.

7) Checar junto ao Banco Central é fácil e necessário.

Se você não conhece a empresa que está oferecendo o crédito, busque informar-se com o Banco Central. Isso pode ser feito ligando para o número 145 ou pelo site da instituição. Ele informará se a financeira tem autorização ou não para realizar tais operações.

Fonte: Lendico
Veja sete passos para não cair nas armadilhas das fraudes online Veja sete passos para não cair nas armadilhas das fraudes online Reviewed by Redação on 10/13/2016 10:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-