Reconstrução mamária recupera autoestima de vítimas do câncer

"Poder colocar uma roupa de banho ou usar a roupa preferida faz toda diferença na vida da paciente", diz especialista

(Foto: Getty Images)
O tipo de reconstrução a ser realizada depende do tamanho
e da localização do tumor
Após o diagnóstico do câncer de mama, o próximo passo é a preparação para a principal etapa do tratamento: a cirurgia de retirada do tumor. Mastectomia, como é chamado o procedimento, resulta na remoção total ou parcial da mama, a depender do tamanho e da localização do câncer. Quando a reconstrução ocorre imediatamente depois da retirada da mama, as vantagens são maiores para a paciente, pois o procedimento evita a depressão, aumenta a autoconfiança e agiliza retomada da vida sexual.

A cirurgiã plástica Ivanoska Filgueira conta que os benefícios vão além da estética. "A autoestima da mulher é recuperada. Poder colocar uma roupa de banho ou usar a roupa preferida faz toda diferença na vida da paciente."

(Foto: Rayan Ribeiro)
Dra. Ivanoska Filgueira
O tipo de reconstrução a ser realizada depende do tamanho e da localização do tumor. A utilização de tecidos e músculos da própria paciente, com próteses de silicone são os métodos mais conhecidos. “Durante o procedimento, a auréola do seio também é reparada. A área pode ser reconstruída com retalhos, levantamento do bico ou com tatuagem”, explica Ivanoska.

Autoestima

Depois de receber o diagnostico do câncer e passar por seis meses de quimioterapia, Bárbara Matos retirou as duas mamas. A reconstrução foi imediata, utilizando expansor e prótese de silicone para acompanhar a extensão natural do corpo.

"No momento que a mulher recebe o diagnostico de câncer de mama e descobre que vai perder a mama a grande preocupação é com a questão da feminilidade e da sexualidade. Eu, como atleta, pensei também na funcionalidade do meu corpo", atesta.

(Foto divulgação)
Após cirurgia, paciente Barbara Costa pousou para
calendário olímpico de clínica brasiliense
Após a cirurgia, com muita dedicação às fisioterapias diárias e acompanhamento médico, o tratamento contra o câncer de mama e a reconstrução não comprometeram as ações cotidianas da atleta.

O fato de praticar atividades físicas antes do diagnóstico influenciou diretamente na recuperação. "Meu corpo estava muito preparado, eu tinha uma musculatura forte e isso me ajudou a passar bem por todo tratamento. As cicatrizes são as marcas da minha vitória", declara.

Recuperação

Assim como qualquer cirurgia, o pós operatório requer repouso e cuidados especiais. Medicamentos indicados para evitar inflamações ou preocupações posteriores são receitados pelo cirurgião. Se não houver nenhum tipo de complicação, a paciente pode retomar as atividades diárias após 30 dias de cirurgia. Vale lembrar que a reconstrução não invalida a importância do acompanhamento periódico através de mamografia, autoexame e outras técnicas de detecção de câncer.

Fonte: Objetiva Comunicação
Reconstrução mamária recupera autoestima de vítimas do câncer Reconstrução mamária recupera autoestima de vítimas do câncer Reviewed by Redação on 10/13/2016 04:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-