Saiba como se prevenir dos problemas respiratórios


Aproximadamente 30% dos brasileiros sofrem com algum tipo de alergia; principais causas são ácaros, fungos e mofos

(Foto: Getty Images)
Os ácaros estão presentes em todos ambientes e isso é suficiente
para iniciar o ciclo de problemas respiratórios
Com a chegada do inverno, as crises respiratórias aumentam muito e, é comum nessa época do ano os hospitais ficarem cheios. Segundo a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (SBAI), 30% da população sofre com algum tipo de alergia, entre adultos e crianças, causada na maioria das vezes por ácaros, fungos e mofos.

Para que toda família passe bem na época do frio é possível adotar algumas medidas simples que podem melhorar muito a qualidade de vida dos alérgicos. Os ácaros estão presentes em todos ambientes e isso é suficiente para iniciar o ciclo de problemas respiratórios. O colchão e o travesseiro são alguns dos lugares que mais possuem ácaros dentro de uma casa. Apenas limpar não resolve o problema, pois o mofo, poeira e as impurezas ficam suspensas no ar.

Na batalha contra os causadores de alergia, esterilizadores de ar são excelentes aliados. A tecnologia utilizada permite a redução de até 99,9% dos micro-organismos presentes no ambiente.

No Brasil, o parelho que atende este mercado há 33 anos e ainda funciona perfeitamente é o esterilizador Sterilair. Ele foi aprovado por instituições como a Fundação Oswaldo Cruz, a USP (Universidade de São Paulo) e o Instituto Pasteur. O aparelho foi bem recebido no mercado e já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades.

Além disso, o esterilizador de ar não apresenta partes móveis como filtros e afins, o que facilita bastante a manutenção e conservação do aparelho. Outra vantagem é que o consumo de energia é baixíssimo, aproximadamente 40 volts.

“Limpar as impurezas do ambiente é de extrema importância, mas fazer aquela manutenção regular é essencial. É possível deixar o aparelho ligado permanentemente, pois ele irá eliminar quase 99,9% das impurezas do ar, prevenindo problemas respiratórios como rinite, sinusite, alergias e, principalmente asma”, complementa a presidente da Sterilair no Brasil, Mitiko Ogura.

Para manter-se saudável o corpo humano possui um sistema de alerta que é acionado sempre que algum agente estranho tenta penetrá-lo. Desta forma, quando o vírus da gripe entra em contato com o organismo ocorre à chamada resposta imune, ou seja, os anticorpos entram em ação para evitar que a doença se instale.

Já nos alérgicos o sistema imunológico é muito mais sensível que o normal e, por isso, substâncias inofensivas à saúde como os animais também podem desencadear uma resposta imune, pois o corpo acredita que algum agente estranho está tentando penetrá-lo. As matérias que ocasionam as crises alérgicas como mofo, ácaro, pólen, medicamentos ou alimentos, são denominadas de alérgenos.

Quando uma pessoa alérgica entra em contato com seu respectivo alérgeno surgem os primeiros sintomas como os espirros, seguido pela famosa coriza, tosse, lacrimejamento, irritação na pele e, assim por diante. Para evitar as crises alérgicas, é preciso procurar um médico e seguir corretamente as orientações dele, mas para quem já quer começar a se prevenir é indicado à utilização de esterilizadores de ar, manter o ambiente sempre limpo e arejado.

Outras dicas:

- Troque a roupa de cama regularmente;
- Antes de usar aquele casaco de inverno (guardado há meses) coloque-o no sol;
- Evite cortinas, carpetes, tapetes, livros empoeirados e bichos de pelúcia;
- Não fume e evite ficar próximo a fumaça do cigarro;
- Ventiladores e aparelhos de ar-condicionado devem ser limpos regularmente.

Fonte: ABlab
Saiba como se prevenir dos problemas respiratórios Saiba como se prevenir dos problemas respiratórios Reviewed by Redação on 7/22/2016 07:20:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-