campa-insta


Pesquisa aponta que a pia possui 100 mil vezes mais germes que o banheiro

Compartilhar no WhatsApp!

Louças mal lavadas, tábuas e colheres de madeira e cantos de pia são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram uma contaminação cruzada

(Foto: Getty Images)
A pia da cozinha é um dos principais focos de contaminação da casa,
pelo potencial que o local possui de proliferar germes e bactérias
Segundo um estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), em parceria com a Universidade de Barcelona, a cozinha é um dos lugares mais contaminados dentro da casa. A pesquisa aponta que a pia da cozinha possui 100 mil vezes mais germes do que no banheiro e que eles se concentram principalmente nas esponjas e nos panos. “Isso acontece, pois são utensílios que estão em contato com a água o tempo todo, e os locais com umidade são os preferidos das bactérias”, explica o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Ele comenta também que a umidade é só um dos fatores que estimula a proliferação de germes e bactérias, e os resíduos dos alimentos são os responsáveis por “alimentar” esta proliferação. Louças mal lavadas, tábuas e colheres de madeira e cantos de pia são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram uma contaminação cruzada. E a esponja da pia é o utensílio que mais causa este tipo de contaminação. “A pessoa lava a tábua de madeira contaminada com a mesma esponja que lava seus pratos e copos, por exemplo, espalhando bactéria por toda a louça. Esse tipo de contaminação pode causar diarreia e febre”, afirma o biomédico.

Indústria está atenta ao problema

A indústria brasileira está atenta ao problema e começa a lançar no mercado soluções para ajudar as pessoas a manterem suas casas mais saudáveis. A gaúcha Bettanin, que é dona da marca de esponja EsfreBom, lançou recentemente a NovaEsfreBom Multiuso. O produto é o único do mercado com Íons de Prata em sua composição, tecnologia que garante a eliminação de 99,9% das bactérias presentes na própria esponja e que evita também a proliferação. “Essa fórmula faz com que as bactérias não permaneçam nas esponjas, evitando assim qualquer tipo de contaminação cruzada”, explica o Dr. Bactéria.

Além disso, a tecnologia garante praticidade ao consumidor, pois dispensa a necessidade de esterilização das esponjas, sendo que a recomendação para esponjas comuns é que sejam deixadas de molho em água sanitária ou fervidas após cada utilização.

Fonte: AtitudeCom
Pesquisa aponta que a pia possui 100 mil vezes mais germes que o banheiro Pesquisa aponta que a pia possui 100 mil vezes mais germes que o banheiro  Reviewed by Redação on 5/25/2016 07:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-