campa-insta


SP inicia vacinação antecipada contra gripe para crianças, idosos e gestantes

Compartilhar no WhatsApp!

Cerca de 3 milhões de pessoas do grupo prioritário da capital e Grande São Paulo serão imunizadas 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira, 11 de abril, a campanha antecipada de vacinação contra a gripe para os grupos considerados prioritários da capital e Grande São Paulo: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), gestantes (179 mil) e idosos (1,83 milhão), totalizando quase 3 milhões de pessoas a serem imunizadas.

As doses já irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane).

No última dia 4 de abril os profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e região metropolitana também começaram a ser vacinados. No total, junto com estes profissionais e o grupo prioritário, cerca de 3,5 milhões de pessoas devem ser vacinadas nessa antecipação feita pelo Estado.      
Do dia 18 em diante, a imunização atenderá os grupos com comorbidades também residentes na capital e/ou região metropolitana de São Paulo, como portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, puérperas (até 45 dias após o parto), e população indígena.

Para as demais cidades do estado e outros públicos-alvo a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril.

“Vacinar inicialmente esses grupos prioritários é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonias, otites e sinusites”, explica o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O Estado de São Paulo intensificou as medidas de proteção à população desde o dia 23 de março, quando deu início a vacinação extra em 67 municípios da região de São José do Rio Preto, utilizando doses remanescentes de 2015. O reforço da imunização é decorrente da prevalência do número de casos nessa área, em comparação ao total do território paulista. Ainda assim, todos os moradores dessas cidades que tomarem essa vacina também deverão ser vacinados durante a campanha nacional de 2016, pois as doses têm composições distintas.

Neste ano, até 5 de abril, foram notificados 667 casos e 75 óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 534 casos e 70 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1); em relação ao vírus B, foram 44 casos notificados e 3 óbitos. Em 2015, 342 casos de SRAG foram notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2) e 43 ao vírus B. Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2) e 10 com o B.              

A vacina contra a gripe distribuída na rede pública é produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, por meio de um processo de transferência de tecnologia.
 
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
SP inicia vacinação antecipada contra gripe para crianças, idosos e gestantes SP inicia vacinação antecipada contra gripe para crianças, idosos e gestantes Reviewed by Redação on 4/11/2016 03:44:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-