campa-insta


Especialista revela as 10 mentiras mais contadas em entrevistas de emprego

Compartilhar no WhatsApp!

Mentir sobre fluência em um idioma e também o motivo da demissão dos empregos anteriores estão entre as mentiras mais contadas

(Foto: Getty Images)
"É importante que você saiba narrar sua trajetória profissional
de uma forma que seus conhecimentos e pontos fortes sejam
 valorizados", diz Coach
Em época de escassez de vagas, vale tudo numa entrevista? Definitivamente não! A Executive Coach Luciana Tegon recomenda o candidato ser verdadeiro em qualquer entrevista de emprego, pois a autenticidade cativa e revela qualidades. “É importante que você saiba narrar sua trajetória profissional de uma forma que seus conhecimentos e pontos fortes sejam valorizados, afinal, na disputa pela vaga vencerá quem reunir a maior quantidade de atributos que a empresa busca”, explica. A hiperconectividade das empresas e dos recrutadores auxilia no acesso rápido de pessoas e informações, então mentiras podem ser descobertas facilmente.

Veja a seguir as 10 mentiras mais contadas nas entrevistas de emprego:

1 - Mentir sobre sua fluência no idioma. Algumas pessoas optam por mentir sobre sua fluência no inglês ou espanhol. Atenção porque as empresas checarão a fluência em fases avançadas do processo e se entenderem que você tentou enganá-los você fechará as portas da empresa para futuras oportunidades.

2 - Mentir sobre os motivos de demissão de empregos anteriores. É bastante compreensível que um candidato não queira abrir que foi demitido por má performance, por ter resistido à mudanças ou por falta de habilidade como líder, então, justificativas como cortes e reestruturações são utilizadas com muita frequência.

3 - Mentir sobre prazo de permanência nos empregos anteriores. Com medo de serem eliminados pelo "pouco tempo de casa" alguns candidatos mentem sobre o tempo que trabalharam em determinada empresa. Entretanto, algumas empresas checam a carteira profissional em fases preliminares do processo de admissão e se houver divergência a contratação poderá ser cancelada e sua imagem denegrida.

4 - Mentir sobre o local de sua residência. Alguns candidatos que moram mais longe cadastram-se colocando endereços mais próximos com receio de nem serem convidados ao processo já que é sabido que muitas empresas não contratam quem toma mais de 2 conduções por trecho.

5 - Mentir sobre suas competências declarando que são proativos, possuem excelente relacionamento interpessoal, gostam de trabalhar em equipe e que alcançaram determinados resultados que efetivamente não espelham a verdade.

6 - Mentir sobre o cargo e as atividades que fazia. Na tentativa de assumir posições maiores, não é incomum encontrarmos candidatos que declararam que eram líderes de áreas quando na verdade nunca tiveram uma equipe.

7- Declarar terem trabalhado em grandes empresas (e falsificar registro em carteira). Esta mentira que pode inclusive ser tipificada como crime não é tão rara quanto se pensa. Convencidas de que só terão chance se supostamente tiverem experiência em grandes empresas, algumas pessoas acabam mentindo neste sentido.

8 - Mentir sobre cursos e certificações que nunca fizeram.

9 - Mentir sobre seus hobbies e sobre o que faz em horas de lazer. Dificilmente um candidato vai dizer que bebe e vai para balada nos finais de semana. Da mesma forma há uma tendência a ocultar hobbies como motociclismo, esportes radicais e artes marciais que são atividades que geram um risco maior de afastamento por acidentes ou lesões.

10 - Mentir sobre suas reais condições de saúde. Com medo de não serem contratados alguns candidatos omitem doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou cardiopatias.

Luciana Tegon é headhunter, personal & executive coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. graduada em direito, pós-graduada em direito processual e MBA em gestão de recursos humanos. sócia diretora da Consultants Group by Tegon, consultoria especializada em recrutamento, seleção, outplacement e recolocaçao de executivos. Articulista do Linkedin e Blog do Headhunter.

Fonte: Hayai Comunicação
Especialista revela as 10 mentiras mais contadas em entrevistas de emprego Especialista revela as 10 mentiras mais contadas em entrevistas de emprego Reviewed by Redação on 4/20/2016 07:11:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-