campa-insta


Aprenda a fazer um delicioso pavê de chocolate

Compartilhar no WhatsApp!

A receita é uma opção tradicional e que agrada a todos os gostos

(Foto: divulgação / Campanha Doce Equilíbrio)
Pavê de chocolate
"Pavê ou pacomê"? É só o prato chegar à mesa, que alguém solta a piada! A diferença está nas muitas formas de preparar o tradicional pavê de chocolate. Dependendo do gosto e da ocasião, é possível variar o tipo de chocolate e de biscoito, por exemplo.

A origem do nome é francesa. Segundo Raul Lody, antropólogo e autor do livro "Caminhos de açúcar", "o nome pavê procede da palavra em francês "pavage" que significa pavimento". A referência vem do fato do doce, que é feito em camadas, lembrar a montagem de pedras e concreto que formam os pisos.

Assim como o nome, o pavê veio da França e se tornou popular no Brasil. A receita pode ser conferida abaixo e é uma ótima sugestão para festas e datas comemorativas.

Ingredientes para o creme:

1 gema peneirada;
1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite sem soro;
1 lata de leite;
1 colher (sopa) de amido de milho;
3 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó (amargo).

Ingredientes para montagem do pavê:

1 caixa de 200g de biscoito champanhe;
1 xícara (chá) de leite para umedecer os biscoitos;
1 colher (sopa) de essência de baunilha;
1 colher (sopa) de chocolate em pó.

Modo de fazer o creme:

Em uma panela, coloque a gema peneirada, o leite condensado, o creme de leite, o leite, o amido e o chocolate. Misture bem com uma colher até que tudo fique bem homogêneo. Leve ao fogo baixo e mexa sempre até obter a consistência de creme.Passe para um refratário e deixe esfriar coberto com um filme plástico.

Modo de montar o pavê:

Depois que o creme esfriar, mexa-o com um batedor de ovos para desfazer algum grumo que se tenha se formado. Em um prato fundo, misture a xícara de leite e a essência de baunilha para umedecer o biscoito champanhe, passe-os na mistura; e, então, coloque-os um ao lado do outro no fundo de um refratário (retangular), como se estivesse "pavimentando" a forma. Ao completar o fundo com os biscoitos, despeje uma camada do creme de chocolate.

Coloque mais uma camada de biscoitos sobre o chocolate no mesmo sentido da camada anterior e cubra com o creme novamente. Para finalizar, peneire uma colher de chocolate em pó sobre o pavê. Cubra com um filme plástico e deixe esfriar completamente antes de levá-lo para a geladeira por no mínimo 8 horas antes de servir.
Aprenda a fazer um delicioso pavê de chocolate Aprenda a fazer um delicioso pavê de chocolate Reviewed by Redação on 3/21/2016 06:03:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-