campa-insta


50% da população mundial terá de usar óculos até 2050

Compartilhar no WhatsApp!

Atualmente, 40% da população brasileira possui algum grau de miopia

(Imagem: divulgação)
No Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem algum problema de visão 
Recente publicação feita pelo Opthalmology Journal revelou que até 2050 cerca de 4,8 bilhões de pessoas - o que equivale a 49,8% da população mundial - terão algum tipo de deficiência visual que vai obrigá-las a usar óculos. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que no Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem algum problema de visão (aproximadamente 19% da população). Em torno de 500 mil pessoas tiveram o diagnóstico de cegueira.

Inúmeros desses problemas poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem mais a saúde dos olhos diz o cirurgião-oftalmologista, Dr. Renato Neves, que é pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School - Massachusetts Eye and Ear Infirmary e no MIT – Massachusetts Institute of Technology.

“Os cuidados com a saúde dos olhos devem começar desde cedo, essa é a melhor forma de prevenir doenças, e principalmente uma boa maneira de lutar contra o envelhecimento dos olhos e a cegueira na terceira idade”, afirma o especialista.

Muitas pessoas ainda deixam de lado a preocupação com a visão e só se previnem quando a doença vem à tona, e aí pode ser tarde demais para tratar, lembra o Dr. Renato Neves.

“Cuidados precoces podem evitar, postergar ou atenuar algum problema, por isso, é muito importante que a pessoa procure um especialista sempre que perceber algo diferente, como uma coceira excessiva, olhos lacrimejando constantemente, vermelhidão e até uma dor de cabeça que se mantém por dias”.

O cirurgião-oftalmologista diz que cultivar bons hábitos, como praticar exercícios regularmente, não fumar, usar óculos escuros, mesmo em dias nublados, e manter uma alimentação saudável também contribuem e muito com a saúde dos olhos.

“Hábitos comuns como esse podem prevenir doenças mais comuns, como a conjuntivite, até as graves, como a catarata e o glaucoma. Com a saúde geral em dia, a tendência é que a saúde dos seus olhos não fique comprometida. Cuidados precoces com a visão podem evitar problemas futuros sérios”, conclui Dr. Renato Neves.

Confira algumas dicas que podem contribuir para manter a saúde ocular em dia:

1) Não fumar;

2) Praticar exercícios regularmente;

3) Manter uma alimentação saudável;

4) Não usar maquiagens vencidas ou falsas;

5) Usar óculos escuros, mesmo em dias nublado;

6) Procurar um oftalmologista para fazer um check-up da visão;

7) Não usar o computador durante períodos ininterruptos, é sempre importante parar a cada duas horas, para dar um descanso aos olhos;

8) Nunca usar óculos de grau ou de sol falsos;

Fonte: AgeImagem
50% da população mundial terá de usar óculos até 2050 50% da população mundial terá de usar óculos até 2050 Reviewed by Redação on 3/10/2016 05:55:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-