campa-insta


Veja 10 passos para uma boca saudável

Compartilhar no WhatsApp!

Amamentação, nutrição, escovação: saiba o caminho para uma boca mais sadia

Por Alessandra Fragata

(Foto: Getty Images)
O tempo recomendado para escovação é de cerca de
 cinco minutos, diz especialista
Saúde bucal não significa apenas a ausência de cáries ou gengivites, mas o equilíbrio que vai desde a manutenção de uma boca limpa à formação óssea correta. São vários fatores necessários para que este equilíbrio seja atingido. “Para se ter uma ideia, até a amamentação correta influencia na formação orofacial do paciente e impacta diretamente em sua respiração e mastigação”, explica Dr. Rodrigo Venticinque, diretor da Venticinque Odontologia. O especialista dá 10 dicas de como manter a saúde bucal e, assim, ter menos propensão a cáries, problemas de mastigação e doenças gengivais. Confira:

1. Amamentação – é preciso que o bebê seja amamentado por, pelo menos, seis meses, pois além do vinculo afetivo e melhora do sistema imunológico, ele também criará o hábito de respirar pelo nariz. O exercício que a musculatura faz ao mamar também promove o crescimento dos ossos, evitando, no futuro, problemas respiratórios e de alinhamento dos dentes.

2. Evitar carboidratos fermentáveis – não consumir mais do que cinco pequenas porções ao dia de alimentos como doces, refrigerantes, biscoitos, pizzas, macarrão, pães, etc.

3. Uso do flúor – os ácidos bucais produzidos pelos açúcares retiram o cálcio do dente, porém o flúor, presente nos cremes dentais, devolve o cálcio mais rapidamente.

4. Escovar os dentes após as refeições mais importantes - como café da manhã, almoço, jantar, sendo a última escovação a que deve-se ser feita com maior cuidado. O tempo recomendado é de cerca de cinco minutos. A escova deve estar sempre nova para a melhor remoção da “cola” que permite que as bactérias grudem nos dentes. A troca da escova deve ser feita dentro de um e três meses.

5. Técnica de escovação – é muito importante para a remoção da placa bacteriana que o dentista explique a melhor forma de escovação para cada pessoa. É possível colorir a placa bacteriana no consultório e, assim, demonstrar, na prática, o método correto, que basicamente deve cobrir todos os dentes, pela parte de dentro e de fora, com cuidado e precisão.

6. Utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia – dobre o fio ou fita, desta forma é possível limpar de forma mais eficaz. O movimento deve abraçar o dente, mantendo o dedo que leva o fio ao sulco dental, o mais próximo possível do dente e fazendo movimentos como se estivesse se secando com uma toalha (vai e vem).

7. Coma bastante frutas e verduras – estes alimentos, além de não produzirem muitos ácidos bucais, também promovem a autolimpeza dos dentes. São eles: maçãs, cenouras, etc. Substituir doces por frutas é muito mais saudável.

8. Visite regularmente um dentista – dependendo do risco de doença periodontal, cáries e lesões, a periodicidade pode variar de 3 a 10 meses. A consulta deve verificar a presença de cáries, inflamações na gengiva, abrasões, desgastes, abraces, doença periodontal, câncer, halitoses, problemas posturais e de fonoaudiologia, entre outros. Nas consultas, é importante que o paciente seja orientado sobre as técnicas de prevenção.

9. Cuidar do bruxismo (ou o ato de apertar com força os dentes) – a força pode chegar a 300 kg durante o sono, por isso, esse movimento, feito de forma contínua, acaba por desgastar e provocar lesões nos dentes, ocasionar dores no pescoço e na cabeça e ruídos nas articulações da boca que ficam próximas ao ouvido. Também pode ser a causa do zumbido. É importante que um dentista, especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial, seja consultado, nestes casos.

10. Ficar atento às infecções bucais – dentes cariados, tártaro, bolsas ao redor dos dentes, inflamações na gengiva são sinais de que há focos de infecções na boca. Se não forem tratados rapidamente podem entrar na corrente sanguínea e afetar outros órgãos do corpo, causando doenças cardiorrespiratórias, dificultando o controle da glicemia, entre outros.
Veja 10 passos para uma boca saudável Veja 10 passos para uma boca saudável Reviewed by Redação on 1/19/2016 05:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-