campa-insta


Destaque da Semana: O zika vírus

Compartilhar no WhatsApp!

Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com

(Foto: Getty Images)
Zika vírus preocupa autoridades brasileiras
Há algumas semanas, todos os assuntos do momento têm girado em torno de um vírus muito temido, chamado Zika! E não é por menos.

Essa semana, a mídia se virou para os casos de morte, dengue e microcefalia no Nordeste do Brasil, especialmente em Pernambuco. Identificou-se também, vestígios da presença do vírus em mais de 18 estados brasileiros, entre eles Bahia, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão e está associado ao aumento de casos de microcefalia no país.

Desde abril de 2015, novos casos da doença tem surgido. No entanto, até o momento não há relato de contágio. O vírus faz com que bebês aparentemente sem nenhuma anomalia, nasçam com a cabeça menor que a média.

Mas o que é microcefalia? É uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Por isso, o desespero em torno das mães hoje grávidas.

Durante o período gestacional é possível descobrir pela ultrassonografia. Em relação aos sintomas, são praticamente os mesmos da dengue, tais como febre e dores musculares.

Outros sintomas podem fazer a diferença na hora da suspeita, uma vez que parece típico do zika vírus, a coceira corporal e a vermelhidão nos olhos. A recomendação é ter um cuidado extremo com as áreas corporais mais expostas, além de utilizar repelentes próprios.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: O zika vírus Destaque da Semana: O zika vírus Reviewed by Redação on 12/13/2015 01:26:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-