campa-insta


Pets também precisam cuidar da saúde bucal

Compartilhar no WhatsApp!

Doenças dentárias afetam até 80% dos animais com idade superior a três anos 

(Foto: divulgação)
Uma simples escovação diária pode minimizar problemas
 futuros na saúde do pet
Engana-se quem acredita que problemas bucais só atingem os humanos. Os animais de estimação, principalmente cães, também sofrem com mau hálito, cáries e tártaros. As doenças dentárias afetam até 80% dos animais com idade superior a três anos e, para evitá-las, uma simples escovação diária pode minimizar problemas futuros na saúde do pet.

Andressa Felisbino, veterinária da DrogaVET, alerta para as consequências do uso da pasta de dente convencional dos bichinhos de estimação. "A pasta de dente humana possui uma concentração muito grande de flúor e pode provocar irritação estomacal e gastrite ao ser ingerido pelos pets", afirma a especialista.

"É fácil perceber se há algum problema bucal. Além do mau hálito, o animal apresenta falta de apetite, fica mais apático e pode até ter algum sangramento na boca, proveniente da gengiva", orienta Andressa. É sempre importante ficar alerta à higiene bucal dos pets, pois, se o problema não for tratado, o animal pode desenvolver doenças mais graves, como hepatite, doença renal, poliartrite e até disfunção cardíaca. "As bactérias, que ficam alojadas nos dentes e gengivas, podem ir para outras partes do organismo e até cair na corrente sanguínea, provocando inflamações graves nos órgãos", alerta a veterinária.

Assim como os humanos, uma alimentação balanceada e saudável também é benéfica para os animais e ajuda a evitar cáries. "Já existem rações e petiscos especiais que combatem o mau hálito e possuem índice menor de açúcar. O problema, nesses casos, é que esses produtos são um pouco mais caro do que os convencionais e os donos sentem a diferença no bolso. A dica, para quem quer economizar e ainda mimar o pet, é solicitar a manipulação de pastas dentais e enxaguatório bucal", ressalta Andressa.

Segundo a especialista, a manipulação permite uma infinidade de produtos, sendo possível produzir até mesmo itens com o sabor favorito do pet, e assim fica ainda mais fácil para o dono realizar a escovação. Outra dica da veterinária é iniciar a higienização bucal do pet desde filhote, para deixá-lo acostumado.

Fonte: Céu Comunicação
Pets também precisam cuidar da saúde bucal Pets também precisam cuidar da saúde bucal Reviewed by Redação on 11/19/2015 06:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-