campa-insta


Procon-SP recebe 340 reclamações contra bufês em seis meses

Compartilhar no WhatsApp!

Veja dicas para evitar problemas com esse tipo de serviço

Festas de casamento, formaturas, aniversários, são sempre datas únicas, por isso é importante muita atenção na hora de contratar bufês e prestadores de serviços para essas comemorações. No primeiro semestre de 2015 a Fundação Procon-SP já recebeu 340 reclamações, sendo 77 por rescisão unilateral de contrato, ou seja, a não execução do serviço. Em muitos casos os fornecedores fecham as portas, sem maiores explicações, após receberem antecipadamente pelos serviços de dezenas de consumidores.

Para tentar evitar dores de cabeça o consumidor pode tomar algumas precauções. Antes de contratar os serviços de bufê é conveniente buscar referências, vistoriar os salões, pedir provas do cardápio e, se possível, checar eventos da empresa escolhida. Saber sobre a reputação da empresa também é fundamental. A dica é pesquisar bastante, o que inclui Procon-SP, redes sociais, clientes e amigos que conheçam os serviços da empresa. É possível consultar processos em nome da empresa nos Tribunais de Justiça de cada Estado para checar se a empresa escolhida tem demandas de consumidores insatisfeitos.

Antes de contratar os serviços de bufê, é conveniente verificar se ele tem licença de funcionamento e documentação em dia. Pergunte também se existe um pacote que inclua, além dos serviços básicos de alimentação, bebidas e decoração, serviço de filmagem, fotografias, sonorização, segurança e estacionamento gratuito, conveniado e serviço de valet.

Depois de definir o número de convidados, deve-se solicitar à empresa um orçamento com a quantidade e os preços de cada item, assim como as formas de pagamento. Tudo o que for combinado verbalmente deve ser registrado em contrato, inclusive, e principalmente, condições para cancelamento. Os espaços em branco devem ser riscados. Uma via desse documento, assinada pelas partes, pertence ao consumidor. Qualquer que seja o contrato, é necessário ficar atento às cláusulas que fixam multa por rescisão ou cancelamento de contrato e devolução de valores. Negocie a forma de pagamento e procure evitar o pagamento da totalidade com grande antecedência a festa.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, se o combinado não for cumprido, o consumidor poderá: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia paga, monetariamente atualizada. Porém em situações em que não há como reparar certos tipos de problemas, o consumidor pode ingressar judicialmente e pleitear perdas e danos. Razão pela qual os cuidados preventivos ganham mais importância.

Veja os aqui os dados de reclamações contra bufês registradas no Procon-SP.

Fonte: Fundação Procon-SP
Procon-SP recebe 340 reclamações contra bufês em seis meses Procon-SP recebe 340 reclamações contra bufês em seis meses Reviewed by Redação on 10/20/2015 05:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-