campa-insta


Destaque da Semana: THE RIR – Rock in Rio

Compartilhar no WhatsApp!

Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com

(Imagem: divulgação)
Evento completou 30 anos em 2015
A cultura oriunda de um evento desse porte faz dos fãs, pessoas com um gosto mais refinado e extraordinário. Uma cultura notoriamente diferente, conhecida em determinadas regiões apenas e por influência, uma vez que, gostar de rock hoje em dia, diante de toda tecnologia e diversidade cultural é raro.

E o público aparentemente, parece ser cada vez menor. São tantos estilos musicais, tantas opções que o adolescente de hoje não só tem como tarefa, selecionar e gostar, como cultivar esse gosto diante dos amigos. Os pais desses jovens, normalmente, também rockeiros, há muito tempo dividem os mesmos sons, por esse motivo, continuam cultivando a cultura como algo essencial.

É engraçado também notar que, boa parte do público, segundo estimativas, advém de um seleto grupo mais velho, que herdou o mesmo gosto dos seus antepassados, assim como, viveu em uma outra época musical. Anos 80, 90, o sertanejo tão cultivado hoje entre as capitais brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, incluindo também o interior - cidades essas, que são conhecidas pelo cardápio extenso de duplas e revelações musicais de grande renome e custo financeiro – não era igual, circulava mais pelas músicas de raíz com um estilo especial. Rock nesses anos era algo tradicional, de grande importância e ainda, significado para grande parte da população.

São muitas as bandas de história e que nesses eventos como o RIR, que atualmente, por estes motivos, fazem a diferença. Trazem para os tais fãs, não somente uma lembrança da época em que também eram jovens, mas algo marcante na vida de cada um, até mesmo pelos eventos históricos e políticos do país, que já viveu uma Ditadura Militar e milhares de manifestações. Ilustrando isso, este ano, por exemplo, a fim de enriquecer o estilo, compareceram ao evento figuras ilustres como Rihanna e Katy Perry, cantoras de nome entre as adolescentes, Queen com Adam Lambert, trazendo os sucessos criados pelo inesquecível Fred Mercury e também, Metallica, Rod Stewart , Slipknot, System of a Down, Faith no More, John Legend, Elton John, dentre muitos outros, com uma missão, para os mais otimistas, de enaltecer e disseminar a cultura rock no Brasil. Financeiramente falando, é um evento caríssimo, e por isso, talvez, ocorre a cada dois anos. No entanto, quando ocorre, todos param para ver e as mídias se fecham para os debates do momento.

Há outras festas incríveis pelo país em épocas diferentes, que culturalmente, tornam o país muito rico, porém, não tem o mesmo espaço. Copiar por isso, o RIR em outros estados, pode tirar o brilho que ganha a própria cidade do Rio de Janeiro, mas diante da proporção que o mesmo tem, estendê-lo poderia trazer diversos benefícios ao país que hoje vive uma crise econômica e um conflito de culturas. Os amantes, com certeza, achariam incrível, já que a cultura denominada boa está cada vez mais inacessível.


As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: THE RIR – Rock in Rio Destaque da Semana: THE RIR – Rock in Rio Reviewed by Redação on 10/04/2015 10:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-