campa-insta


Museus de SP estão entre os 10 melhores do Brasil

Compartilhar no WhatsApp!

Viajantes colocaram o Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Museu do Futebol e Museu Catavento entre os melhores do Brasil e da América do Sul

(Foto: divulgação)
O Museu Catavento está no sétimo lugar do ranking
O Trip Advisor, maior site de viagens do mundo, acaba de divulgar a relação dos vencedores do Prêmio Traveller’s Choice 2015, que reconhece os melhores estabelecimentos de acordo com a opinião dos mais de 340 milhões de usuários da plataforma. Na categoria Museus, quatro instituições do Governo do Estado de São Paulo estão no ranking dos 10 melhores do país e 12 melhores da América do Sul: Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado, Museu do Futebol e Museu Catavento.

“Esse resultado é fruto do investimento contínuo do Governo de São Paulo nessas instituições, com o objetivo de ampliar o acesso dos cidadãos à cultura, atrair e formar novos públicos, oferecendo uma experiência cultural única, por meio de exposições de alta qualidade e programação diversificada. Não por acaso, estes são museus que servem de referência a várias instituições do país”, afirma Renata Motta, Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado.

(Foto: divulgação)
 Pinacoteca ocupa o quinto lugar no ranking dos museus
do Prêmio Traveller’s Choice 2015
A Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo possui 18 museus – 14 deles na capital paulista, um na baixada santista e três no interior. Somente em 2014, as instituições receberam mais de 3,7 milhões de visitantes, registrando um aumento de 12% em relação a 2013.

Ao longo do ano, o a Secretaria realiza diversas ações com o objetivo de atrair mais visitantes e diversificar o seu perfil. Uma delas é a entrega de Passaportes dos Museus, que visa estimular o público a conhecer a diversidade dos 18 museus. A cada instituição visitada, a pessoa ganha entrada grátis e um carimbo, como em um passaporte de verdade.  Este ano, foram distribuídos 25 mil exemplares no dia 5 de setembro.

Todos os museus do Governo têm entrada a preço popular. Aos sábados, o ingresso é gratuito em todos. Conheça os perfis dos vencedores:

Museu da Língua Portuguesa 

O terceiro lugar do ranking Brasil é o único museu do mundo dedicado a um idioma. No Museu da Língua Portuguesa, os visitantes são convidados a conhecer a história, a importância e as variações do idioma. Suas exposições utilizam recursos interativos para mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da cultura brasileira. Além de receber visitantes de todo o Brasil, o Museu da Língua Portuguesa também atrai turistas estrangeiros: o local possui educadores aptos a atender em inglês, espanhol, francês, italiano e japonês. No ranking da América do Sul, o museu ocupa quinto lugar.

Pinacoteca do Estado 

Com acervo permanente e exposições temporárias dedicadas às artes visuais produzidas entre o século XIX e os dias de hoje, a Pinacoteca ocupa o quinto lugar no ranking dos museus do Prêmio Traveller’s Choice 2015. Seu acervo conta com cerca de 9 mil obras que representam  mais de 300 anos da produção artística do Brasil, de nomes como Victor Brecheret, Lasar Segall, Anita Mafaltti, Di Cavalcanti, Nuno Ramos, Paulo Monteiro, entre outros. Atualmente, o público pode conferir a exposição “A Paisagem na Arte”, com mais de 100 obras de grandes nomes do paisagismo britânico, da Tate Gallery, de Londres. No ranking da América do Sul, a Pinacoteca ocupa o oitavo lugar.

Museu do Futebol 

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol ocupa o sexto lugar do ranking no Trip Advisor. Sua mostra permanente está dividida em 15 ambientes, com atrações multimídias e interativas. Imagens dos grandes ídolos do futebol brasileiro, o histórico do esporte do país e até mesmo a possibilidade de cobrar um pênalti contra um goleiro virtual são algumas das atrações, que encantam crianças e adultos. O museu está na 11ª posição no ranking da América do Sul.

Catavento Espaço Cultural de Ciência 

Com mais de 250 instalações – grande parte delas interativas – o Museu Catavento está no sétimo lugar do ranking. Localizado no Palácio das Indústrias, no centro da capital paulista, o Catavento atrai a atenção de crianças, jovens e adultos com seu curioso acervo, que incluiu uma maquete de 1,2 metro de diâmetro que mostra a superfície do sol, um fragmento de meteorito encontrado na Argentina que teria caído na Terra há cerca de 6 mil anos e até mesmo uma maquete gigante de um intestino grosso, revelando sua estrutura, função e doenças que podem afetá-lo. Em julho deste ano o Catavento bateu recorde de visitantes: 87 mil pessoas passaram pelo local, um movimento 40% maior em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram registradas cerca de 62 mil visitas. No ranking da América do Sul, levou a 12ª colocação.


A programação completa de todos as instituições da Secretaria de Estado da Cultura está disponível no site www.cultura.sp.gov.br.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura 
Museus de SP estão entre os 10 melhores do Brasil Museus de SP estão entre os 10 melhores do Brasil Reviewed by Redação on 9/16/2015 12:48:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-