campa-insta


Especialista alerta para evitar o diagnóstico tardio da diabetes

Compartilhar no WhatsApp!

Quando não tratada, doença pode evoluir para um quadro mais grave, levando à morte

(Foto: Getty Images)
Segundo estudo, a diabetes foi a causa de 4,9 milhões de mortes
no ano passado
Segundo estudo da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo são 387 milhões de pessoas que sofrem de diabetes. Esse mesmo estudo indica que, dos portadores de diabetes, aproximadamente 47% não foram ainda diagnosticados e sofrem dessa doença sem saber e, consequentemente, sem realizarem tratamento adequado.

Ana Paula Cavalcanti Normando, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, explica que muitas pessoas têm sintomas de diabetes mas não os associam com a doença. “Entre os sinais do diabetes estão beber muita água, urinar muito, ter muita fome e a perda de peso. Como beber água e perder peso é muitas vezes algo visto como saudável, a pessoa não se preocupa em procurar um médico”.

O diabetes ocorre quando a insulina não é suficiente ou não consegue agir de maneira adequada para metabolizar o açúcar presente nos alimentos e transformá-lo em energia, resultando no excesso de glicose na corrente sanguínea. Quando não tratada a doença pode se desenvolver para um quadro mais grave, como coma diabético, podendo ser fatal. O mesmo estudo da IDF indicou que no ano passado 4,9 milhões de mortes foram causadas por essa doença, o que dá sete mortes por segundo.

Por isso, a médica aconselha que a pessoa visite o médico caso ela, ou alguém de sua família, apresentem esses sintomas por um tempo maior que 15 dias. “Além disso, é muito importante que se mantenha uma qualidade de vida saudável. Dieta balanceada, exercícios físicos regulares e evitar a obesidade estão entre os principais fatores que se pode fazer para evitar desenvolver essa doença”.

Fonte: HD Comunicação 
Especialista alerta para evitar o diagnóstico tardio da diabetes Especialista alerta para evitar o diagnóstico tardio da diabetes Reviewed by Redação on 9/03/2015 12:26:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-