campa-insta


Como escolher a caminha ideal para o seu pet?

Compartilhar no WhatsApp!

Artigo │ Por Gustavo Campelo*

(Foto: Getty Images)
Com tantas novidades no mercado Pet, a dúvida na hora de comprar a caminha para o seu parceiro aparece instantaneamente. Infinitos tamanhos, cores, modelos e materiais. Qual levar?

Depende da “personalidade” e necessidade do seu bichinho, mas a verdade é que todos os cães tem que ter uma cama. Eles também não querem dormir ou simplesmente descansar em um lugar duro, e sem nenhum tipo de proteção. Digo isso porque assim como nós, que precisamos do nosso “cantinho”, é de extrema importância o cachorro saber que tem o lugar dele. Isso passa tranquilidade e segurança para o animal.

Primeiro é bacana observar qual lugar na casa a caminha vai ficar, e optar por uma cama que seja durável e de fácil higienização. É indicado também, que o fundo da caminha seja mais alto, e que tenha um tecido bem fofo. Isso evita o atrito direto do cachorro com o chão, o que deixa o cão mais confortável.

Como já citei, a limpeza da caminha é fundamental, e as que não possuem zíper ou qualquer outro tipo de abertura dificultam esse cuidado. As mais indicadas são aquelas em que a almofada é removível e você pode trocar com o tempo, e as de capas que podem até serem lavadas à mão ou até mesmo na máquina.

Caso seu cachorro seja alérgico a qualquer tipo de produto de limpeza, o indicado é lavar com água e sabão neutro, ou com um produto chamado Herbalvet, que é um produto veterinário que elimina os vermes e bactérias. Outra opção bacana são os shampoos neutros.

Hoje, já existem as camas ortopédicas que são indicadas para cães idosos, ou aqueles que têm algum problema de articulação, artrite, excesso de peso, ou qualquer outro cuidado ligado à saúde, ou que possa comprometer a postura, o descanso e o sono do seu bichinho. Se você tiver dúvidas, em relação às caminhas ortopédicas, procure um médico veterinário para obter um diagnóstico e a melhor indicação na hora da compra.

Caso o cachorro estranhe a caminha nova, a minha dica é que o dono incentive, elogie e dê um petisquinho quando o animal estiver na caminha. Assim, ele associa a nova cama como algo legal em que ele pode deitar e ficar tranquilo.

Muitas pessoas me perguntam se é melhor adaptar o cachorro dormir no quarto com o dono, ou ficar em um local só dele a noite. Na verdade não existe uma regra para isso, mas caso o dono viaje bastante, tem uma rotina bem agitada, e deixa o cachorro sozinho de dia, e quando chega à noite o animal procura o dono para dormir, isso gera uma ansiedade e estresse para o cão, o que é extremamente ruim para a saúde do animal. Por isso é importante observar a rotina da casa e pensar no que for melhor para o cachorro. Isso evita problemas futuros.

(Foto: divulgação)
*Gustavo Campelo é educador de animais
 e fundador da Cão Ideal
Existem vários casos em que o cachorro dorme na cama do dono, mas por algum motivo o dono não quer mais essa rotina. O que fazer? Por uma semana seguida passeie com o cachorro mais do que o normal, o objetivo é cansar o bichinho e fazer com que ele gaste bastante energia antes de dormir. Na hora do sono da noite quando ele tentar subir na cama do dono, coloque ele na caminha. Isso pode durar umas três noites seguidas, mas seja persistente, e na hora que ele fica na caminha, elogie e dê carinho. É a forma mais segura e simples dele entender que isso é o certo e o melhor para o seu descanso.
Como escolher a caminha ideal para o seu pet? Como escolher a caminha ideal para o seu pet? Reviewed by Redação on 9/15/2015 12:58:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-