campa-insta


Saúde animal: tire dúvidas sobre "o mês do cachorro louco"

Compartilhar no WhatsApp!

(Foto: Dreamstime)
Imagem ilustrativa. Segundo a especialista, a doença pode demorar de dias
a anos para se manifestar
A veterinária Beatriz Ribacionka da Vet Ideal, em São Paulo, respondeu perguntas importantes sobre o mês do cachorro louco. Confira abaixo:

1- A vacinação anual obrigatória por lei é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva?

Sim. Mas também devemos levar em consideração a prevenção de acidentes que envolvam a transmissão da raiva (principalmente o contato com morcegos e animais não vacinados) e a adequada notificação dos casos de raiva, sendo esse último fator, uma tarefa exclusiva do médico veterinário.

2- Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, quais os procedimentos que devemos tomar?

A principal forma de transmissão do vírus da raiva é pelo contato com a saliva de um animal doente. Portanto, na presença de lesões por mordedura e/ou arranhadura, o primeiro passo é fazer uma lavagem da lesão, com água e sabão neutro, seguida de uma boa assepsia (com álcool, por exemplo). Esses procedimentos podem ajudar a diminuir a chance de transmissão do vírus, no caso de algum dos animais envolvidos no acidente estar contaminado com o vírus da raiva. Na sequência, deve-se procurar um veterinário para avaliação adequada do estado geral dos animais. A vacina anti-rábica será aplicada nos animais não vacinados. Os animais então deverão ficar em observação por, pelo menos, 10 dias.

3- Reforçar a alimentação é uma forma de manter a boa imunidade e prevenir a raiva em cães e gatos?

É muito importante dar uma alimentação equilibrada específica para o animal (conforme espécie, raça, idade, condições físicas), para manter o animal saudável e com o sistema imune funcionando adequadamente. Não devem ser adicionados alimentos e/ou suplementos à dieta de nenhum animal sem o consentimento de um médico veterinário. Com o sistema imune funcionando adequadamente podemos prevenir inúmeras doenças nos animais, mas isso por si só não é um fator de prevenção da raiva.

4- Quais são os sintomas apresentados pelos animais que conseguimos identificar que ele está infectado?

A doença pode demorar de dias a anos para se manifestar e, infelizmente, quando se manifesta, já não tem mais cura. Os sintomas que podem aparecer são: alterações comportamentais (que podem variar entre depressão, excitação, desorientação e agressividade), salivação, dificuldade de deglutição e convulsões. A partir do início do aparecimento dos sintomas, o animal pode chegar ao óbito em 7 dias. O animal pode também não apresentar sintoma algum, o que resulta em um caso de morte súbita, muitas vezes sem explicação.

Fonte: Atitude News
Saúde animal: tire dúvidas sobre "o mês do cachorro louco" Saúde animal: tire dúvidas sobre "o mês do cachorro louco" Reviewed by Redação on 8/25/2015 12:45:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-