campa-insta


Vista cansada atinge mais de 60 milhões de brasileiros

Compartilhar no WhatsApp!

A chamada presbiopia leva a pessoa a perder a capacidade de foco nos objetos mais próximos

(Foto: Getty Images)
"O indivíduo tende a afastar o objeto para que possa
enxergá-lo melhor", diz especialista
A presbiopia é conhecida como vista cansada, e é comum acontecer por volta dos 40 anos quando a visão de perto piora. Esse problema surge pelo enfraquecimento do músculo ciliar e pela perda da elasticidade do cristalino. No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas sofrem com a presbiopia, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), e esse número só aumenta a cada ano.

“A perda da capacidade de foco em objetos próximos, cansaço nos olhos e dor de cabeça podem ser sinais da presbiopia, e recomendamos que a pessoa procure um especialista se perceber algum desses sintomas”, diz o cirurgião-oftalmologista Dr. Renato Neves, pós-graduado em Harvard e Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone.

A presbiopia é progressiva dos 40 aos 60 anos, aproximadamente, quando a acomodação é praticamente inexistente. “O indivíduo tende a afastar o objeto para que possa enxergá-lo melhor, mas, além de desconfortável passa a ser impossível a partir de um certo momento. Aí há uma necessidade de óculos para perto cerca de 1 a 3 graus para que a pessoa consiga o foco perfeito na distância de leitura, que varia de 30 a 40 centímetros”, conta o cirurgião-oftalmologista.

O especialista explica ainda que o problema pode ser diagnosticado com um simples exame de vista e que existem tratamentos. “Conseguimos perceber a presbiopia com um exame de vista de rotina e o tratamento convencional da vista cansada é feita com óculos, somente para perto ou multifocais. Existe também a alternativa da correção por meio do laser, a chamada cirurgia refrativa. Essa técnica de correção é personalizada para cada paciente”, conclui Dr. Renato Neves.

Fonte: AgeImagem
Vista cansada atinge mais de 60 milhões de brasileiros Vista cansada atinge mais de 60 milhões de brasileiros Reviewed by Redação on 7/29/2015 03:10:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-