campa-insta


Botox é um forte aliado no tratamento de várias doenças

Compartilhar no WhatsApp!

Além de fins estéticos, a 'toxina botulínica A' pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida dos pacientes; Conheça 8 funcionalidades

(Foto: Getty Images)
Botox não serve apenas para tratamento estético
Por sua associação com a área estética, a toxina botulínica A, que tem Botox como a principal marca, é muito conhecida daqueles que buscam amenizar rugas e marcas de expressão. Mas, além do bom desempenho nos tratamentos de beleza e rejuvenescimento facial, o produto também é um forte aliado no tratamento de várias doenças e melhoraria da qualidade de vida dos pacientes.

Para esclarecer quais são os tratamentos que podem ser realizados com o medicamento biológico, conversamos com a Dra. Simone Amorim. A neurologista infantil e neurofisiologista clínica, especialista em neuroreabilitação adulta e infantil, explica que, uma vez injetada no músculo, a toxina botulínica A proporciona um relaxamento muscular.

"Os benefícios do tratamento podem ser observados a partir da primeira semana e a resposta dependerá da indicação clínica, ou seja, no caso da distonia e espasticidade, por exemplo, observa-se um relaxamento muscular, maior amplitude dos movimentos, redução da dor e dos movimentos involuntários. No caso da enxaqueca o paciente perceberá a redução na frequência, duração e intensidade das crises de dor de cabeça", diz a médica.

Veja quais são as indicações da toxina botulínica A:

Enxaqueca crônica

Diagnosticada em pessoas com crise de dor de cabeça por 15 dias ou mais durante o mês, com duração de mais de quatro horas, por mais de três meses, a enxaqueca crônica é uma das doenças que mais incapacita o paciente a trabalhar. O medicamento bloqueia a liberação de neurotransmissores associados com a origem da dor, inibindo os sintomas dolorosos.

Bexiga hiperativa

Disfunção que proporciona contração excessiva da bexiga, provocando o aumento da frequência de idas ao banheiro de forma urgente - mais de oito durante 24 horas - com perda de urina ou não, a bexiga hiperativa atinge pessoas de todas as idades e sexos, é mais comum em mulheres grávidas, idosos e em pessoas que têm doenças neurológicas, como a esclerose múltipla.

Injetado diretamente na bexiga em um procedimento não-cirúrgico de cerca de 30 minutos, a toxina botulínica A inibe as contrações involuntárias do órgão e promove a continência urinária.

Espasticidade

Comum em pacientes que sofreram AVC - acidente vascular cerebral -, traumatismo craniano, lesões medulares, portadores de esclerose múltipla e paralisia cerebral, os músculos que apresentam espasticidade são mais rígidos do que os músculos normais, o que causa lentidão no relaxamento e uma consequente limitação dos movimentos, principalmente, dos braços e pernas. O tratamento proporciona relaxamento do músculo atingido, devolvendo temporariamente a mobilidade e a possibilidade de realizar fisioterapia. A evolução do quadro aumenta a autonomia sobre as atividades diárias, pois melhora o posicionamento do membro afetado.

Distonia

Doença neurológica caracterizada por contrações musculares involuntárias, parecidas com um torcicolo constante, os espasmos gerados pela doença podem afetar uma única parte do corpo, como os olhos, o pescoço, os braços ou as pernas, duas partes vizinhas, como o pescoço e um braço, um lado inteiro do corpo ou praticamente o corpo todo. Além de diminuir as dores causadas pela doença, o tratamento com a toxina botulínica A melhora a postura do segmento afetado, reduz a intensidade e a frequência da dor no pescoço, no caso da distonia cervical, o que possibilita o paciente realizar atividades diárias.

Estrabismo

Mais comum entre as crianças, mas possível de se desenvolver em adultos, o desalinhamento dos olhos apontando em diferentes direções pode ser tratado com aplicações da toxina botulínica, o tratamento reduz os espasmos e relaxa os músculos, o que ajuda a alinhar os olhos dos pacientes.

Blefaroespasmo

Caracterizado pelo fechamento repetitivo e involuntário da pálpebra, a doença é provocada por contrações dos músculos dos olhos, fazendo com o paciente pisque o tempo todo. O excesso de movimento pode impedir a leitura e a realização de atividades simples, como dirigir ou usar o computador. A aplicação da toxina botulínica age no relaxamento da região, interrompendo os movimentos involuntários e normalizando as funções de abrir e fechar os olhos.

Espasmo hemifacial

Distúrbio involuntário do movimento da face, às vezes confundido com tique nervoso, gera a contração excessiva de um lado do rosto. A aplicação da toxina botulínica A proporciona o relaxamento das fibras, normalizando o movimento da região.

Hiperidrose

Caracterizada pela produção excessiva do suor, podendo aparecer de forma generalizada ou concentrada nos pés, mãos e axilas, quando a toxina botulínica A é injetada na região, impede a liberação temporária da substância acetilcolina, o que diminui a sudorese.

Fonte: Ketchum
Botox é um forte aliado no tratamento de várias doenças Botox é um forte aliado no tratamento de várias doenças Reviewed by Redação on 7/07/2015 06:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-