77% dos brasileiros estão preocupados com a segurança durante as Olimpíadas, aponta pesquisa


A violência urbana é mencionada por 57% dos participantes como a maior preocupação para o evento em 2016 no Rio

A maioria dos brasileiros (77%) que participaram de uma pesquisa sobre segurança conduzida pela Unisys - empresa global de tecnologia da informação, está preocupada com a segurança no país para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O estudo Unisys Security Insights, que mede a percepção dos cidadãos em relação à segurança, perguntou para mais de mil pessoas no Brasil sobre as maiores preocupações de segurança em relação aos Jogos Olímpicos. Foram apresentadas quatro opções aos respondentes: violência urbana, riscos de segurança em meio de transporte públicos, ataques terroristas e ainda nenhuma preocupação sobre o tema.

No total, 77% dos brasileiros pesquisados selecionaram uma das três ameaças indicadas pela pesquisa como sua maior preocupação. A maioria (57%) respondeu que a violência urbana é a maior preocupação de segurança, com 62% das mulheres e 53% dos homens citando esta como a principal vulnerabilidade.

"É importante pontuar que o Rio de Janeiro vive uma escalada de violência urbana com sucessivos casos que têm chocado a sociedade. Por conta da brutalidade com que são cometidos, esses crimes foram amplamente divulgados na mídia nacional e internacional, ampliando a percepção de insegurança nas pessoas, o que faz com que a violência urbana apareça como uma grande ameaça no país às vésperas de uma competição como os Jogos Olímpicos", explica Marcelo Neves, diretor de soluções de segurança e identificação da Unisys para a América Latina.

"Notamos a mesma preocupação com a violência urbana um pouco antes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Entretanto, o evento foi muito bem sucedido do ponto de vista de segurança, devido aos grandes esforços no desenvolvimento de Centros Integrados de Comando e Controle para monitoramento, prevenção e gerenciamento de incidentes, a partir da integração de diferentes entidades públicas", explica.

Ao todo, 11% dos respondentes disseram que a segurança envolvendo o transporte público é a maior apreensão. Entre as faixas etárias pesquisadas, o público mais preocupado com esse tema são os jovens adultos (com idade entre 18 e 24 anos), sendo que 16% deles citam a insegurança no transporte público como a maior preocupação.

Somente 9% dos brasileiros indicaram um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos como sua maior inquietação. E 23% dos respondentes afirmaram não estar preocupados com a segurança para a realização dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

Conduzido pela Lieberman Research, a pesquisa da Unisys foi feita no Brasil entre os meses de abril e maio de 2015. Globalmente, 12 países foram pesquisados: Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Malásia, México, Nova Zelândia e Reino Unido.

Fonte: Advice Comunicação 
77% dos brasileiros estão preocupados com a segurança durante as Olimpíadas, aponta pesquisa 77% dos brasileiros estão preocupados com a segurança durante as Olimpíadas, aponta pesquisa Reviewed by Redação on 7/02/2015 05:45:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-