campa-insta


Veja 6 dicas para controlar a pressão alta

Compartilhar no WhatsApp!

Peixes, alimentos ricos em potássio e em ômega 3 ajudam no controle

A pressão alta atinge 30% da população brasileira segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão adoecem por causa da pressão alta. Para se prevenir, é fundamental cuidar da alimentação, por isso, veja logo abaixo uma lista com produtos naturais que podem ajudar no controle da doença:

(Foto: Getty Images)
Alho é aliado

O alho tem ação expectorante, analgésica, antibacteriana e trata a hipertensão arterial leve, reduzindo os níveis de colesterol. “Ele vem sendo usado desde a antiguidade por suas propriedades antimicrobianas e pelos efeitos benéficos ao coração e circulação”, explica a nutricionista da Nação Verde - rede de produtos naturais, Paula Castilho.

Pode ser utilizado diretamente no preparo de alimentos. Também é possível consumi-lo na forma de suplementos alimentares, os chamados “óleos de alho”,  que têm as mesmas propriedades e são comercializados em cápsulas.


Prefira alimentos ricos em potássio

Alimentos como inhame, feijão preto, lentilha, abóbora, cenoura, chicória, couve-flor, vagem, espinafre, rabanete, abacate, banana, ameixa, laranja, mamão e maracujá são ricos em potássio e ajudam a controlar a entrada de sódio no organismo. “Quando o potássio entra nas células, o sódio sai. Essa dinâmica garante o equilíbrio hidroelétrico do corpo”, comenta a nutricionista.


Consuma alimentos com ômega 3 e 6 

Peixes gordos, como sardinha, atum, cavala, salmão e arenque, têm mais ômega 3 e 6, o que colabora para a retirada do excesso de gordura do sangue, ajudando na fluidez da circulação.

O óleo de linhaça também é fonte natural dessas substâncias e deve ser consumido no formato de suplemento alimentar, em cápsulas.


Para carne vermelha, opte por cortes magros 

Prefira carnes magras, que têm menos sódio na composição. Carnes gordas também aumentam o percentual de gordura no sangue, o que pode levar ao entupimento dos vasos e aumento da pressão arterial. Na hora de cozinhar, não frite a carne: prepare-a assada, grelhada ou cozida.


Utilize temperos para substituir o sal 

Ingredientes como salsa, coentro, cebola, cebolinha, orégano, limão e louro ajudam a reduzir o sal adicionado na preparação da comida. “O consumo excessivo do sal é um dos principais causadores de hipertensão e, por esse motivo, é fundamental evitar”, explica a nutricionista.


Fique atento a alimentos industrializados e dietéticos

Alimentos industrializados em excesso, até mesmo os dietéticos, são vilões na hora de controlar a pressão. Enlatados, embutidos, salgados e refrigerantes sem açúcar costumam ter alto percentual de sódio, o que leva ao aumento da pressão por causa da retenção de líquidos.

Fonte: Misasi
Veja 6 dicas para controlar a pressão alta Veja 6 dicas para controlar a pressão alta Reviewed by Redação on 5/27/2015 06:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-