campa-insta


Chega ao Brasil 1ª vacina contra meningite B

Compartilhar no WhatsApp!

Imunização chega ao Brasil como a única recomendada dos dois meses aos 50 anos de idade

(Foto: Getty Images) 
Imagem ilustrativa. Aprovada pela Anvisa, a vacina já está disponível
na União Europeia e nos Estados Unidos
A farmacêutica GSK acaba de trazer para o Brasil a primeira vacina para prevenir a meningite B do país. Conhecida internacionalmente como 'Bexsero', a nova imunização chega para preencher uma lacuna relacionada à proteção contra a Doença Meningocócica Invasiva (DMI) causada pelo meningococo B (MenB). A vacina é a única recomendada no Brasil para lactentes, crianças, adolescentes e adultos dos 2 meses aos 50 anos de idade.

Em 2014, de acordo com o Ministério da Saúde, 53% dos casos de doença meningocócica invasiva (DMI) diagnosticados em crianças com menos de cinco anos foram causados pelo meningococo B. A doença invasiva apresenta fácil contágio, rápida evolução e alta letalidade, principalmente entre os lactentes. Um em cada dez casos tratados termina em morte nos EUA e no Brasil a taxa de letalidade é em média de 2 mortes em cada dez casos da doença.

A rápida progressão da doença, com o agravante que seus sintomas iniciais são semelhantes aos de infecções virais como a gripe (o que pode retardar o diagnóstico), pode levar o indivíduo à morte em até 24 horas. Nesse contexto surge a importância de prevenir a doença por meio da vacinação.

“Presente nos Estados Unidos e na União Europeia, a chegada de 'Bexseros' ao Brasil, primeiro país na América Latina a ter acesso a esta importante possibilidade de prevenção, representa um marco na imunização do país, que tradicionalmente é uma referência em seu Programa Nacional de Imunização (PNI). A GSK, mais uma vez, dá sua contribuição no sentido de desenvolver e viabilizar soluções que impactem na saúde e qualidade de vida da população. A vacina preenche uma lacuna e beneficia vários públicos, principalmente as crianças”, explica Felipe Lorenzato, gerente médico de Vacinas da GSK.

Fonte: Agência PR
Chega ao Brasil 1ª vacina contra meningite B Chega ao Brasil 1ª vacina contra meningite B Reviewed by Redação on 5/06/2015 02:24:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-