campa-insta


Asma: conheça cinco mitos sobre a doença

Compartilhar no WhatsApp!

Principais sintomas da doença são a tosse, a dificuldade de respirar, o cansaço e o chiado no peito, além da dificuldade para fazer atividades físicas

(Foto: Getty Images)
Medicamentos por via inalatória são os mais indicados para o tratamento
da doença e não fazem mal desde que administrados de forma correta
O diagnóstico de asma ainda hoje assusta muitos pais. A preocupação é sempre em relação à qualidade de vida das crianças e também aos tratamentos disponíveis. Porém, grande parte desse "peso" dado à doença se deve a alguns mitos. 

A asma é uma doença crônica caracterizada por uma inflamação dos brônquios. Os principais sintomas são a tosse, a dificuldade de respirar, o cansaço e o chiado no peito, a dificuldade para mamar e de fazer atividades físicas. Logo abaixo, a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra, alergista e imunologista do Instituto PENSI, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, esclarece cinco medos dos pais em relação à doença:

Crianças com asma devem evitar gelado e permanecer sempre bem agasalhadas?  

"As crianças com asma devem levar uma vida normal, sem restrições. Os pais devem ter o mesmo tipo de cuidado com roupas adequadas para as temperaturas para as crianças que sofrem ou não com o problema", explica.
 
Bombinhas fazem mal para o coração? 

"Este é um dos grandes mitos acerca da asma. Medicamentos por via inalatória são mais indicados para o correto tratamento da doença e, portanto, não fazem mal desde que administrados de forma correta. As bombinhas são a melhor apresentação para aplicação de medicamentos na asma, desde que seu uso seja indicado e monitorado pelo médico. Ela age diretamente no órgão-alvo (os pulmões), ocasionando menos efeitos colaterais do que os medicamentos de uso sistêmico", esclarece.
 
As famosas bombinhas viciam? 

"A medicação via inalatória bem orientada não causa qualquer dependência física ou psicológica do paciente".

Asmáticos não podem praticar esportes? 

"Pacientes portadores de asma devem praticar exercícios aeróbicos para melhorar o condicionamento físico. As atividades são grandes aliadas do tratamento", afirma a especialista.
 
O exame para diagnóstico da asma é simples?

"O diagnóstico da asma é feito principalmente pelos dados da história clínica e exame físico do paciente. Em crianças maiores de cinco anos, a prova de função pulmonar pode complementar o diagnóstico. É muito importante determinar as causas da asma para definir medidas preventivas eficazes.  Nas crianças, a maioria dos casos tem um fundo alérgico e isso pode ser esclarecido por meio de alguns testes na pele ou no sangue", finaliza a pediatra.

Fonte: Hospital Infantil Sabará
Asma: conheça cinco mitos sobre a doença Asma: conheça cinco mitos sobre a doença Reviewed by Redação on 5/08/2015 02:34:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-