campa-insta


Temperaturas amenas podem provocar dores no corpo

Compartilhar no WhatsApp!

A chegada do outono em muitas situações é sinônimo de incômodo; o clima mais ameno faz com que a população perceba mudanças e sinta dores em determinadas regiões da musculatura

(Foto: Getty Images)
As dores que mais aparecem durante as temperaturas amenas
 são as lombares e as cervicais 
Com o fim do verão e a chegada do outono - período em que as temperaturas ficam mais baixas – muitas pessoas sentem alguns incômodos em diversas regiões do corpo, principalmente na coluna. São dores que aparecem somente quando o clima está mais frio.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto, o tempo frio faz com que a vascularização diminua nos músculos. “Muitas pessoas sentem dores nos dias frios, principalmente os idosos que possuem alguma doença degenerativa, como artrose. Eles afirmam que ocorrem “dor nos ossos” mas, segundo o fisioterapeuta, o que interfere são os músculos.

Os cientistas não sabem explicar os motivos da sensibilidade, mas existem teorias que explicam de uma maneira fisiológica o que acontece com o nosso corpo durante a estação”, diz.

Para compreender a causa da dor o fisioterapeuta explica que durante os dias frios o metabolismo sofre alterações e os músculos e os vasos sanguíneos provocam contrações involuntárias para manter o corpo aquecido e facilitar o transporte de nutrientes e de oxigênio para chegarem aos tecidos. “Esse encurtamento muscular provoca diminuição da força e restrição de leve da amplitude de movimento e o espessamento do líquido sinovial - que é responsável por lubrificar e nutrir as articulações. Esse conjunto de fatores motivam as famosas “dores do frio”, explica Martins.

As dores que mais aparecem durante as temperaturas amenas são as lombares e as cervicais e também surge o agravamento dos incômodos sentidos pelos portadores de artrose vertebral e de síndrome facetaria, que é a degeneração das articulações.

A aposentada Maria Odulia Fernandes Forti, de 64 anos, sente fortes dores na região das costas e nos ombros quando o tempo fica mais frio. “Há anos quando se aproxima o inverno as dores aumentam. Para aliviar o desconforto faço em casa alguns alongamentos que aprendi durante as sessões de fisioterapia no ITC Vertebral Ribeirão Preto. Nos dias mais quentes o incômodo desaparece. Sinto-me bem melhor no verão”, comenta Maria Odulia.

Não existe tratamento específico para esse tipo de interferência porém podemos combatê-la com exercícios físicos diários. Outra dica é para que as pessoas se agasalhem com roupas que esquentem principalmente as extremidades do corpo. “Os alongamentos também são muito eficazes nessa fase pois além de ativarem o sistema circulatório promovem o relaxamento das fibras musculares, diminuindo a tensão muscular gerada pelo frio. Quando praticamos atividades físicas o nosso corpo esquenta, o metabolismo acelera e as glândulas excretam suor. O líquido tem a função de regular a nossa temperatura, resfriando o corpo. O mesmo acontece quando administramos alguma medicação para febre, por exemplo”, ressalta Martins.

Outro destaque são para os exercícios que devem ser praticados. “Muitas academias são climatizadas, portanto não existem desculpas para ficar parado. Os pesos, as faixas elásticas e as bolas ajudam muito na malhação e combatem o sedentarismo. A ordem é se exercitar sempre, em qualquer período do ano”, comenta.

O fisioterapeuta alerta sobre as dores percebidas somente no inverno. “Todos devem buscar ajuda e tratamento com um profissional da saúde e nuca se automedicar. Esse é o remédio”, conclui.
Temperaturas amenas podem provocar dores no corpo Temperaturas amenas podem provocar dores no corpo Reviewed by Redação on 4/06/2015 01:18:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-