campa-insta


Seu filho é tímido? Saiba como ajudá-lo!

Compartilhar no WhatsApp!

O primeiro passo dos pais para ajudar o filho a superar as dificuldades da timidez é olhar para as próprias atitudes, diz especialista

(Foto: Getty Images)
Pais muito rígidos e exigentes podem contribuir para o
desenvolvimento da timidez,. afirma psicopedagoga
A timidez costuma ser definida como a dificuldade em estabelecer relações sociais, caracterizada por grande desconforto ou até mesmo pelo medo diante de situações novas ou que coloquem aquele que possui essa característica no centro das atenções. Mas a timidez, em pequenas doses, pode ser apenas mais uma característica da personalidade de alguém. O grande problema ocorre quando ela é excessiva, causando sofrimento e grandes dificuldades. No caso das crianças, essas dificuldades costumam ser o afastamento das outras crianças e o medo de tirar dúvidas em sala de aula, por exemplo. É nesse momento que os pais devem intervir, como explica a psicopedagoga clínica Cynthia Wood.

"Se perceber que seu filho se isola e isto interfere em suas relações sociais ou de aprendizado, impedindo que consiga brincar ou falar com outras crianças, tirar dúvidas na escola ou não conseguir apresentar um trabalho, fique alerta”, diz a especialista. “É sinal de que precisa de ajuda pois a timidez está prejudicando o seu rendimento escolar e emocional."

Como ajudar

O primeiro passo que os pais devem dar para ajudar o filho a superar as dificuldades da timidez, por incrível que pareça, é olhar para as próprias atitudes: muitas vezes, o comportamento dos pais em relação aos filhos é o que faz com que eles desenvolvam ainda mais a insegurança, reforçando a timidez.

"Pais muito rígidos e exigentes podem contribuir para o desenvolvimento da timidez", aponta Cynthia. Ela afirma que o exagero na hora de repreender a criança quando ela faz algo inadequado pode fazer com que ela se retraia. O melhor caminho, segundo a psicopedagoga, mora no equilíbrio. "O ideal é cuidar do equilíbrio psicológico desde cedo."

Outro erro comum é a superproteção aos pequenos, o que pode fazer com que a criança não desenvolva a capacidade de resolver os próprios problemas. "Crianças que são super protegidas também têm dificuldades, já que perdem a capacidade de encarar a frustração e tendem a se isolar socialmente para não sofrer decepções e se sentirem fracassadas", comenta a psicopedagoga Elizabete Duarte, Coordenadora do colégio Nossa Senhora do Morumbi.

Para ajudar o filho a superar as inseguranças geradas pela timidez, os pais devem estimulá-lo a estabelecer relações sociais, permitindo que ele durma na casa de amiguinhos e vá a festinhas. O importante é não demonstrar insegurança, pois isso é passado à criança. "Quando a criança percebe que os pais estão angustiados com isso, sofre junto e, muitas vezes, tende a se retrair e não querer estabelecer contato com estas outras pessoas, já que percebe que seus pais não estão confiando muito", afirma Elizabete.

Fonte: Plugcom Comunição
Seu filho é tímido? Saiba como ajudá-lo! Seu filho é tímido? Saiba como ajudá-lo! Reviewed by Redação on 4/27/2015 06:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-