campa-insta


Homens têm maior propensão ao daltonismo do que mulheres

Compartilhar no WhatsApp!

Problema é caracterizado pela dificuldade de reconhecimento de certas cores, sendo dividido em três tipos

(Foto: Getty Images)
Condição é resultado de uma falha nas células responsáveis p
ela distinção de cores, presentes na retina
O daltonismo é uma deficiência genética de distorção na identificação de cores. O problema, diretamente ligado ao cromossomo x, é mais frequente em homens por possuírem apenas 1 cromossomo x em sua genética, enquanto as mulheres possuem 2. A característica recessiva pode ser obtida em 3 tipos, sendo a dificuldade de reconhecimento da cor vermelha (o mais comum), dificuldade de enxergar a cor verde e, por último, mais raro, o tipo em que o indivíduo não vê as cores azul e amarelo.

A oftalmologista Dra. Maria Auxiliadora Monteiro Frazão, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica que a condição é resultado de uma falha nas células responsáveis pela distinção de cores, presentes na retina. "O daltonismo acontece quando há ausência de determinado pigmento nos cones (células da retina). Quando isso acontece, a pessoa fica impossibilitada de enxergar alguma cor ou a vê em tons distorcidos", afirma.

Geralmente reconhecida ainda na fase infantil por pais ou professores, a condição tem maior probabilidade de ser obtida se o indivíduo possuir familiares daltônicos. A professora ressalta que o daltonismo não pode ser desenvolvido em virtude do envelhecimento. "Por ser uma característica genética, o daltonismo não pode ser adquirido durante a vida, porém, com o envelhecimento natural do organismo, é possível que algumas pessoas passem a ter dificuldade na distinção das cores. As variações são semelhantes, mas não classificamos essas pessoas como daltônicas", diz.

Para o diagnóstico, são feitas algumas observações pelo profissional de oftalmologia. "Verificamos o histórico do paciente, se ele possui algum familiar daltônico e fazemos perguntas como: há quanto tempo percebeu essa dificuldade? É frequente? Assim, temos a certeza que é uma condição e não alguma alteração visual consequente de outro problema. Depois disso, o paciente é submetido ao teste Ishihara, em que ele precisa identificar números em diversos pontos coloridos. Se ele apresentar dificuldade em alguma ocasião, detecta-se o daltonismo", explica.

O cotidiano dos daltônicos pode ser mais difícil em algumas situações. Por isso, a Dra. Frazão diz que eles não devem optar por profissões que exigem visão perfeita, como pilotos e designers, por exemplo.

Fonte: Fran Press
Homens têm maior propensão ao daltonismo do que mulheres Homens têm maior propensão ao daltonismo do que mulheres Reviewed by Redação on 4/27/2015 04:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-