campa-insta


Controlar a pressão reduz em 42% o risco de derrame

Compartilhar no WhatsApp!

Medida também contribui para diminuir em 15% o risco de infarto do miocárdio

(Foto: Getty Images) 
cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril, pode ser uma data de reflexão que contribua para as mudanças de hábitos e prevenção as doenças cardiovasculares. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), publicadas na sua Cartilha Informativa, o controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto. A entidade informa ainda que a pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.

Os números da SBC também mostram que cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas; e 40 e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada. “Mudar hábitos e adotar medidas preventivas melhoram a qualidade de vida dos pacientes com hipertensão e aumentam a expectativa de vida”, afirma Pedro Oliveira, diretor médico da ePharma, empresa líder no mercado de assistência de benefícios farmacêuticos.

No Brasil, as doenças cardiovasculares (também conhecidas pela sigla DCV) afetam anualmente cerca de 17,1 milhões de vidas segundo a SBC. Os dados da entidade mostram ainda que são registrados no país mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças. “Elas podem se manifestar de várias maneiras como infartos, derrames e mortes súbitas”, explica Oliveira.

Para manter uma vida saudável e reduzir os riscos de hipertensão, Pedro Oliveira recomenda uma alimentação com baixo teor de gordura, carboidratos e sal, prática regular de atividades físicas e manutenção do peso corpóreo compatível com IMC abaixo de 25. Na Internet, o site: www.calculoimc.com.br oferece, com facilidade, a apuração do IMC, informações oportunas e esclarecimento de dúvidas. “O consumo de álcool também deve ser moderado. Já para os fumantes, só existe uma possibilidade: largar o cigarro”, sentencia o médico.

Fonte: Ex-Libris Comunicação
Controlar a pressão reduz em 42% o risco de derrame Controlar a pressão reduz em 42% o risco de derrame Reviewed by Redação on 4/22/2015 04:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-