Conheça São Paulo pelos trilhos


20 pontos turísticos para explorar a cidade utilizando somente o transporte público como o metrô 

(Foto: Wikimedia Commons / Fritz Kintz)
Pinacoteca de São Paulo
Maior metrópole do Hemisfério Sul, São Paulo muitas vezes assusta quem não a conhece por ser tão grande e superlativa. Mas basta um segundo olhar para ver que tudo que ela oferece é de fácil acesso. E não é diferente com algumas de suas principais atrações.

Para facilitar, listamos 20 opções de lugares que podem ser visitados usando somente o metrô. Não precisa de carro, táxi ou afins. Pegue sua mochila e explore a capital paulista por uma das quase 60 estações. Confira nossas dicas:


Passeios utilizando a linha 1-Azul, que faz o trajeto Norte-Sul ligando o Tucuruvi ao bairro do Jabaquara:

1. Pinacoteca do Estado de São Paulo. Desça na Estação da Luz e aproveite as exposições temporárias do museu, como a Sean Scully. Além disso, a Pinacoteca possui um rico acervo permanente.

2. Museu da Língua Portuguesa. Ainda na Estação da Luz, já é possível ver o museu, que reúne a história da língua materna brasileira com muita interatividade, jogos e materiais digitais.

3. Mosteiro de São Bento e Café Girondino. Para conhecer um dos mais antigos locais da cidade - morada de monges, de uma bela igreja com missas de cantos gregorianos, maravilhosos bolos e do mais velho relógio paulistano - desça na Estação São Bento. Logo em frente ao Mosteiro, está o famoso espaço gastronômico Café Girondino. O estabelecimento fica na Rua Boa Vista e reúne três espaços diferentes: lanchonete e café, choperia e restaurante.

4. Rua 25 de Março. A Estação São Bento também dá acesso à Rua 25 de Março, famosa pelo comércio ambulante e pela venda de produtos a preços populares.

5. Mercado Municipal de São Paulo. O passeio pelos arredores da Estação São Bento pode se estender ao famoso Mercadão. O visitante encontra uma variedade gastronômica e sabores irresistíveis, como o sanduíche de mortadela.

6. Sebo do Messias. Um dos mais famosos e tradicionais sebos de São Paulo fica localizado no Centro da capital. O local reúne um rico acervo de livros, fitas, DVDs, CDs e LPs. O acesso de metrô se dá pela Estação Sé.

7. Catedral da Sé. Um dos atrativos mais famosos da capital fica na Estação de mesmo nome e é a catedral em estilo gótico mais famosa do país.

8. Zoológico de São Paulo. Se seguir até o fim da Linha Azul e chegar à Estação Jabaquara, é possível pegar um ônibus até o Zoológico paulistano, que reúne mais de três mil animais, entre mamíferos, répteis, aves, nativos da mata, anfíbios e invertebrados.


Atrativos com acesso pela linha 2 - Verde, que contemplam a avenida mais famosa de São Paulo, a Avenida Paulista e liga a Estação Vila Madalena a Vila Prudente. 

9. Museu de Arte de São Paulo (MASP). Próximo à Estação Trianon-Masp ou Estação Brigadeiro, o famoso museu da capital possuí mostras permanentes e outras temporárias, como a Arte do Brasil no Século XX.

10. Reserva Cultural e Teatro Gazeta. Quem vai de metrô até a Estação Trianon-Masp também pode chegar ao Reserva Cultural, que apresenta uma programação de filmes alternativos. No mesmo prédio, está o Teatro Gazeta, com programações de peças e comédias stand up.

11. Parque Trianon. Como o próprio nome já diz, o parque fica próximo à Estação Trianon-Masp. O ambiente arborizado deixa o passeio mais relaxante.

12. Bares da Rua Augusta. É agitação que falta no passeio? Desça na Estação Consolação e caminhe até a Rua Augusta. Bares famosos garantem uma noite agitada e divertida. O Comedians, por exemplo, é uma casa de show de Stand Up e fica localizado na região.

13. Conjunto Nacional. Próximo a Estação Consolação, o local reúne cinema, a Livraria Cultura, lojas, feirinhas temporárias e o Teatro Eva Herz, com peças incríveis e baratas.

14. Museu do Futebol. Para chegar ao Museu do Futebol, é preciso descer na Estação Clínicas e ir até a Avenida Doutor Arnaldo, onde há três opções de ônibus que levam até a Avenida Pacaembu.


Roteiros que contemplam a linha 3-Vermelha, que liga a zona Leste a Oeste.

15. Parque da Água Branca. Para chegar ao local de muita área verde e espaços de lazer, é necessário descer na Estação Barra Funda.

16. Memorial da América Latina. Quem já estiver na Estação Barra Funda, também pode aproveitar para visitar o Memorial da América Latina. Sua estrutura é formada por biblioteca, galerias, auditório e acervos.

17. Sesc Belenzinho. O visitante tem acesso às atividades de lazer e cultura a preços acessíveis e muitas são gratuitas. O estabelecimento é formado por teatro, restaurante, biblioteca, salas de espetáculo e espaço para as crianças. Para chegar, a estação mais próxima do metrô é a Belém.


Passeio com acesso pela Linha 4-Amarela, percorrendo a Estação da Luz ao Butantã.

18. Butantan Food Park. O local reúne variedade de foodtrucks, a nova sensação gastronômica do momento. Desça na Estação Butantã.

19. Instituto Tomie Ohtake. Desça na Estação Faria Lima e aproveite a programação cultural do estabelecimento.

20. Sesc Pinheiros. Como o próprio nome sugere, o Sesc fica próximo à Estação Pinheiros do metrô. No local, o visitante encontra teatro, cinema, literatura, esportes, atividades físicas e uma vasta programação cultural.

Fonte: SPturis
Conheça São Paulo pelos trilhos Conheça São Paulo pelos trilhos Reviewed by Redação on 4/27/2015 05:28:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-