campa-insta


Páscoa: aprenda deliciosas receitas tradicionais

Compartilhar no WhatsApp!

As Chefs Paola Biselli e Camila Landi, professoras de Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, prepararam duas receitas diferentes para a Páscoa. A primeira é a Paska, um pão típico da Europa Ocidental e a segunda é a Torta Pascualina, de origem Italiana, ambas são de fácil preparo e indicadas pelas professoras para reunir a família e os amigos nessa data.

(Foto: Dagoberto Nogueira)
Paska
Paska

Por Paola Biselli, professora de Confeitaria e Panificação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A Paska é um pão de Páscoa oriundo dos países da Europa Oriental, muito típica nos países como Ucrânia, Russia, Romênia, Polônia, Eslováquia e parte da Bulgária. Tradicionalmente é utilizada na refeição da manhã do dia de Pascoa e é acompanhada de um queijo delicado e levemente adocicado e frutas secas, como damasco, frutas cristalizadas, nozes e etc.

Rendimento: 1 Unidade

1ª Etapa: Esponja
Ingredientes:

125 g de Farinha de trigo
15 g de Fermento biológico seco
25 g de Açúcar refinado
175 g de Leite
2 Ovos

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter um creme liso. Cubra com um plástico e deixe descansar por 30 minutos.

2ª Etapa: Reforço
Ingredientes:

375 g Farinha de trigo
50 g de Açúcar refinado
75 g de Manteiga
Raspas de 1 laranja
50 g de leite
10 g de água de flor de laranjeira
5 g de Sal

Modo de Preparo:
1 - Coloque na batedeira todos os ingredientes, com a esponja já fermentada, e deixe bater até obter uma massa bastante lisa.

2 - Retire da batedeira, leve para a mesa e divida a massa em um pedaço de 650g e outros 3 de 85g cada e 1 de 60g. Boleie todos os pedaços e cubra com um plástico filme. Deixe descansar por 30 a 40 minutos.

3 - Após este tempo, tire todo o ar e boleie novamente o pedaço de 650g, amasse e coloque sobre uma assadeira funda previamente untada. Abra os pedaços de 80g, fazendo tiras, junte três tiras, trance, depois repita o processo com o restante e coloque sobre a massa, fazendo um enfeite conforme a foto.

4 - Leve para crescer em armário fechado, por um tempo aproximado de 60 minutos. Após a fermentação, pincele com gemas e leve para assar com as seguintes temperaturas: forno tipo turbo a 140ºC; Forno tipo lastro a 180ºC, por um tempo aproximado de 25 minutos.

(Foto: Dagoberto Nogueira)
Torta Pascualina
Torta Pascualina

Por Camila de Meirelles Landi, professora de Cozinha Internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A Torta Pascualina tem sua origem na Itália, na Região Norte (Genova). Seus ingredientes são justificados pela “Vigília Pascal”, que restringia o uso da carne nas comidas. Dessa forma, eram utilizados os produtos ofertados pela terra. Originalmente, existem registros de a torta era feita com alcachofras, posteriormente sendo substituída por acelga, e atualmente por espinafre ou escarola. Levada pelos imigrantes italianos para a América, atualmente é muito popular na Argentina, no Uruguai e no Chile, sendo consumida em qualquer época do ano, e presentes em praticamente todas a confeitarias, ao lado das famosas empanadas.


Ingredientes:
Massa

400 g de farinha de trigo
70 g de manteiga
01 ovo inteiro
20 ml de azeite de oliva
Água (o suficiente)
Sal a gosto

Recheio
2 ramos grandes de espinafre
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho picados
200 g de ricota fresca
100 g de queijo parmesão ralado
sal, pimenta e noz moscada à gosto
6 ovos
Farinha de trigo para espessar


Modo de Preparo:

Massa:
Em uma tigela, misture o sal à farinha. Adicione o ovo, o azeite e a manteiga. Incorpore os ingredientes, e vá acrescentando água aos poucos, até que a massa fique homogênea e lisa. Divida em dois, envolva em plástico filme e deixe descansar na geladeira por meia hora.

Recheio:
Corte o espinafre em chiffonade. Refogue a cebola e o alho na manteiga com um fio de azeite. Acrescente o espinafre e deixar com que murche. Espesse o líquido com trigo, adicione a ricota e o queijo ralado. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Retire do fogo e deixe esfriar por alguns instantes.

Montagem:
Reserve ¼ da massa e abra o resto com rolo e disponha em uma forma de fundo removível. Recheie. Com uma colher, faça 5 buraquinhos no recheio onde serão colocados os ovos crus. Feche com a massa restante, vedando toda a lateral. Pincele com egg wash.

Leve ao forno preaquecido a 180º por 30 a 40 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar por alguns minutos antes de servir.
Páscoa: aprenda deliciosas receitas tradicionais Páscoa: aprenda deliciosas receitas tradicionais Reviewed by Redação on 3/30/2015 02:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-