Artrose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil


Problema nas articulações já afastou mais de 150 mil pessoas do trabalho entre 2010 e 2014 e tratamentos preventivos podem retardar o aparecimento da doença segundo especialista

(Foto: Getty Images)
A artrose pode acontecer em qualquer articulação,
como por exemplo, o joelho
É comum que a partir dos 30 anos a pessoa comece a sofrer um desgaste nas articulações, principalmente nas articulações de muito movimento. Esse desgaste que nós temos na superfície articular é chamada de artrose, que já acomete no Brasil mais de 10 milhões de pessoas, segundo uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Dados do INSS apontam que entre 2010 e 2014, mais de 150 mil pessoas receberam auxilio por estarem inaptas ao trabalho em função da artrose.

Dr. Rogério Vidal de Lima, ortopedista e especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas, diz que as causas da osteoartrose são variadas e entre elas aparecem a falta de exercício físicos e a obesidade, que podem ajudar na manifestação do problema.

“A artrose pode acontecer em qualquer articulação, basta você ter essas articulações que apresentam movimento. As causas dependem do tipo do trabalho, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, doenças degenerativas, obesidade, tudo isso pode causar um desgaste maior nas articulações”.

(Foto: divulgação)
Dr. Rogério Vidal de Lima
Cerca de 20% dos adultos brasileiros tem artrose segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Segundo o especialista é melhor prevenir a artrose praticando exercício, tendo uma alimentação balanceada, para assim ser possível retardar o aparecimentos dos sintomas. Ele diz ainda que a precocidade das pessoas em busca por tratamentos alternativos ajuda a prevenir a cirurgia.

“Como o paciente vem buscando de forma mais precoce os tratamentos, conseguimos dar uma qualidade de vida a pessoa, prevenindo a cirurgia, com acupuntura, fisioterapia, etc.”.

Ele reitera ainda que hoje o procedimento cirúrgico é utilizado em último caso. “O procedimento cirúrgico se tornou a última opção e é utilizado só em casos de uma artrose severa e caso os tratamentos conservadores não estejam fazendo efeito”, conclui Dr. Rogério Vidal.

Fonte: Age Imagem
Artrose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil Artrose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil Reviewed by Redação on 3/13/2015 04:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-