campa-insta


1 em cada 3 adultos sofre hipertensão no mundo

Compartilhar no WhatsApp!

A popular pressão alta é uma das principais razões das mortes por problemas cardíacos e derrame

(Foto: Getty Images)
Detectada simplesmente pela medida da pressão, a hipertensão
deve ser continuamente controlada e tratada
Geralmente acompanhada de outras alterações, a hipertensão é uma condição crônica em que a pressão arterial atinge diferentes níveis, comprometendo a integridade física e a disposição do indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mal atinge 1 em cada 3 adultos no mundo e é uma das principais razões das mortes por problemas cardíacos e derrame. Ainda segundo a constatação da Organização, em cada 10 hipertensos, 1 é diabético.

Segundo a Dra. Marcia Regina Car, professora adjunta do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em idosos acima de 65 anos essa proporção é praticamente o dobro. "A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), conhecida como pressão alta, é a condição em que a pressão arterial é cronicamente mantida igual ou superior a 140 x 90 mmHg. Os valores considerados ótimos são 120 x 80 mmHg", afirma a professora.

Detectada simplesmente pela medida da pressão - feita por profissionais da saúde -, a HAS deve ser continuamente controlada e tratada. Entre os fatores de risco, destacam-se: o excesso de peso e a obesidade, a ingestão excessiva de sódio (sal) e álcool, e o sedentarismo. "Fatores psicossociais, econômicos, educacionais e o estresse emocional contribuem para o desencadeamento e manutenção da hipertensão. Parar de fumar também é fundamental para a prevenção das doenças cardiovasculares", explica a Dra. Marcia.

Para a manutenção da qualidade de vida e o controle da pressão, a professora Marcia indica alguns cuidados fundamentais:

- Tomar os remédios prescritos pelo médico regularmente

- Caminhar durante 30 minutos por dia, conforme a sintomatologia

- Diminuir o sal na alimentação

- Diminuir o peso corporal

- Diminuir a ingestão de comidas gordurosas

- Comer frutas, verduras e legumes

- Não fumar

- Evitar bebidas alcoólicas

- Consultar-se com o médico regularmente


Fonte: Fran Press
1 em cada 3 adultos sofre hipertensão no mundo 1 em cada 3 adultos sofre hipertensão no mundo Reviewed by Redação on 3/10/2015 06:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-