campa-insta


Saiba como se livrar das dores de cabeça causadas pelo estresse

Compartilhar no WhatsApp!

Prevenção e mudanças de hábito podem proporcionar dias mais tranquilos 

(Foto: Getty Images)
Normalmente, o estresse, mecanismo que exige que o organismo se adapte
a uma nova situação, é o principal desencadeador da dor de cabeça
O estresse físico ou mental pode desencadear ou agravar fortes dores de cabeça. Para aliviar fatores que podem ocasionar a cefaleia, podemos destacar a união entre pequenas mudanças de hábito e o uso de analgésicos, medidas importantes para se livrar desse incômodo.

Segundo o Dr. Deusvenir Souza, neurologista e consultor do medicamento Neosaldina, a cefaleia tipo tensional pode ser episódica (CTTE), com duração de até 14 dias no mês, ou crônica (CTTC), presente por 15 ou mais dias no mês. “Este tipo cefaleia não tem característica hereditária e pode surgir mediante diversas questões que envolvem o corpo e a mente”, afirma.

O neurologista explica que o organismo age em processo de homeostasia, ou seja, sempre buscando fazer com que as substâncias químicas do corpo estejam em concentrações apropriadas, temperatura estável e pressão adequada. A desestabilização do organismo pode gerar dor de cabeça. Essa desestabilização, por sua vez, pode ser causada por má postura, cansaço, repouso insuficiente, estresse emocional ou mental, fome, excesso de exercícios, entre outros.

“Normalmente, o estresse, mecanismo que exige que o organismo se adapte a uma nova situação, é o principal desencadeador. Durante esta adaptação, se o indivíduo tiver propensão a dor de cabeça, ela pode aparecer. A origem desse desgaste pode ser interna ou externa. Por exemplo, problemas no lar, relacionamentos mal resolvidos, situações de ansiedade, iniciar uma etapa diferente na vida, trabalhar com prazos e metas, ter uma agenda muito cheia sem tempo para cuidar de si mesmo, ficar horas no trânsito, entre outros. Os motivos são inúmeros”, explica o médico.

Para evitar diferentes tipos de dor de cabeça que aparecem em momentos inusitados, o neurologista dá algumas dicas importantes, como ter opções que amenizam o problema. Para quem tem uma rotina agitada, por exemplo, é recomendado manter um ritmo de horários para cada atividade, evitando os excessos.

Mesmo assim, há fatores externos que não há como mudar, como o trânsito, temperatura, filas etc. “Nesses casos, tente trocar os fatores geradores de estresse por momentos de lazer; com isso o cérebro libera neurotransmissores de prazer que, normalmente, são os mesmos utilizados contra as dores de cabeça”, sugere o especialista.

Portanto, evitar a cefaleia desencadeada por situações de estresse é o mesmo que trabalhar com medidas preventivas e, ao mesmo tempo, procurar desvincular as circunstâncias externas.

Fonte: Burson-Masteller
Saiba como se livrar das dores de cabeça causadas pelo estresse Saiba como se livrar das dores de cabeça causadas pelo estresse Reviewed by Redação on 2/24/2015 05:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-