campa-insta


Feriados prolongados: como se programar para aproveitar todos eles?

Compartilhar no WhatsApp!

Artigo │ Por Henrique Mol

(Foto: Getty Images)
Já dizia o ditado: “Viajante prevenido vale por dois”! É hora de definir os roteiros e planejamentos para as viagens de 2015. E as condições são favoráveis: este ano vem dar alento aos viajantes de plantão, com uma série de feriados em dias de semana - aqueles que darão para emendar.

Antecipar as viagens permite quitar os pagamentos antes dos voos, evitar a surpresa de hotéis lotados, passagens esgotadas e preços muito altos. O ideal, para períodos de feriados, é que você comece a providenciar os fechamentos dos serviços entre três e seis meses de antecedência, a fim de garantir um preço mais em conta.

Inicie por uma planilha em que constem o feriado, a sua data, o dia da semana em que coincide, o número de dias que terá para viajar (É possível utilizar banco de horas? Unir com o período de férias?). Adicione, ainda, uma coluna em que conste o destino e o período que perderá com o translado.

Para mim, viajar consiste em inserir-me na cultura local. Tendo isso em mente, nunca me foi falha a regra “viagem deve coincidir com as festas locais”. Nos países da América Latina, por exemplo, é comum que os países realizem grandes desfiles e vendas de artesanatos e comidas locais nas ruas no período que coincide com suas festas pátrias, na semana da independência de seu país.

Dentro do Brasil também abundam as festas folclóricas, festivais de cinema e arte, além de celebrações que exaltam grandes nomes da história brasileira. A exemplo da celebração dedicada a Tiradentes, em Ouro Preto, Minas Gerais, no feriado de 21 de abril, que leva o seu nome. O feriado de Corpus Christi, também com quatro dias de duração, é uma boa oportunidade para visitar Santana de Parnaíba, em São Paulo, palco de manifestações religiosas marcadas pelo capricho e criatividade de suas ornamentações.

Definido o destino, é hora de realizar as reservas. Neste quesito, todo cuidado é pouco. Não é demais ler os termos de cancelamento, se informar sobre a possibilidade de realocar reservas para outra data em caso de imprevistos, e os valores das multas se houver reagendamento ou cancelamento. Em alguns hotéis, há isenção de ônus nessas eventualidades, mas tenha em mente que esse valor pode estar incluso no preço da hospedagem.

O fechamento junto a uma agência de turismo, como a Encontre Sua Viagem, nestes casos, dará um respaldo maior, de fácil acesso pela Central de Atendimento ou através do agente de viagem que te atendeu.

(Foto: divulgação)
Henrique Mol
Entrar em contato com uma companhia aérea de grande porte ou com os prestadores de serviços diretamente, cujas linhas vivem congestionadas e os protocolos são inúmeros, pode representar uma grande dor de cabeça antes mesmo do início da viagem.

Com o planejamento em dia, tempo não irá lhe faltar para se deliciar com as fotos dos destinos e se informar mais sobre aquele lugar em sites e fóruns de discussões que você encontrará facilmente na internet. Desafie-se a ter uma experiência tão ou mais intensa do que aquelas que você leu! Agora, mãos a obra!

Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.
Feriados prolongados: como se programar para aproveitar todos eles? Feriados prolongados: como se programar para aproveitar todos eles? Reviewed by Redação on 2/24/2015 04:22:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-