campa-insta


Verão também é época de gripes e resfriados nas escolas

Compartilhar no WhatsApp!

Ambientes fechados como salas de aula ainda são os principais meios de contágio

(Foto: Getty Images) 
As mães podem optar por um tratamento homeopático, associado à
higienização de vias aéreas e muita hidratação, diz especialista
Com a volta às aulas, as crianças ficam mais vulneráveis e os ambientes fechados, como as salas de aula, podem facilitar a transmissão das gripes e resfriados mesmo no verão. Com o forte calor, muitas instituições de ensino optaram pelo ar condicionado, e os pais e professores devem ter certos cuidados que podem ajudar no processo de prevenção e imunização.

“É importante lembrar que gripe e resfriado são coisas diferentes. A primeira afeta o indivíduo como um todo, enquanto o resfriado é uma manifestação localizada, que se expressa isoladamente nas vias respiratórias altas. Ambas são frequentes e a maior concentração de pessoas fechadas em um ambiente faz com que a possibilidade de um contágio seja muito maior, sobretudo se o ambiente for refrigerado”, explica Prof. Dr. Zan Mustacchi, diretor clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo.

O médico ressalta também a importância da prevenção. “As mães podem optar por um tratamento homeopático, sem efeitos colaterais e que é direcionado para cada criança, associado à higienização de vias aéreas e muita hidratação, principalmente porque o ar condicionado deixa o ambiente muito ressecado”, recomenda o pediatra.

As escolas também podem ajudar incentivando as crianças a beberem água frequentemente, insistindo para que os alunos não coloquem as coisas na boca, como canetas e lápis e lavar as mãos com água e sabão. “Também é importante ensinar, desde pequeno, que, quando tossir, o correto não é colocar a mão na boca, pois ela acaba sendo a principal via de transmissão. Você tem que levantar o braço e dobrar o cotovelo, tossindo na parte interna”, indica.

O contato diário também aumenta o risco de transmissão, porém existem formas que podem ajudar nos processos de imunização das crianças, como uma alimentação adequada. “Outro erro é a manipulação de instrumentos. No verão as pessoas ficam mais próximas e acabam utilizando a mesma colher, garfo, canudos, dividem o mesmo copo, isso é um grande erro que facilita a transmissão”, alerta Dr. Mustacchi. É importante lembrar aos filhos de alguns parâmetros de higiene, como lavar as mãos com grande frequência.

Fonte: Barcelona Soluções
Verão também é época de gripes e resfriados nas escolas Verão também é época de gripes e resfriados nas escolas   Reviewed by Redação on 1/26/2015 06:43:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-