campa-insta


Verão exige cuidados especiais com a saúde do idoso

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista dá dicas para evitar problemas de saúde na terceira idade provocados pela exposição ao sol

(Foto: Getty Images) 
"É importante lembrar-se de consumir líquidos sempre,
mesmo sem vontade", recomenda geriatra
As altas temperaturas do verão exigem cuidados especiais com os idosos, que são mais vulneráveis à desidratação e à hipertermia, quando a temperatura do corpo humano fica acima da média padrão, que é de 36 a 36,5°C. Os principais motivos são a exposição prolongada ao sol e a ingestão insuficiente de líquidos. Mas isso não significa que os idosos devem evitar totalmente o astro-rei.
“Com o envelhecimento, a sensação de sede diminui. Então, é importante lembrar-se de consumir líquidos sempre, mesmo sem vontade”, alerta Sérgio Colenci, geriatra do Hospital Alvorada. A desidratação ocorre quando o corpo elimina mais água do que ingere, e os principais sintomas são queda de pressão arterial, tontura, confusão mental e perda da consciência. O ideal é consumir, em média, cerca de 2 litros diários de água, sucos, chás e água de coco, além de evitar bebidas alcoólicas. Essa quantidade vai variar de acordo com a temperatura do ambiente e as condições clínicas do indivíduo idoso.
A hipertermia ocorre quando a produção de calor pelo corpo excede a capacidade deste de dissipá-la. Ela pode ocorrer quando há a exposição excessiva ao sol, na permanência, durante longos períodos, em ambientes abafados e, até mesmo, com o uso de roupas pesadas ou muito “fechadas” em dias muito quentes. Os principais sintomas são respiração e suor intensos, câimbras, náuseas e vômitos.
“Vale lembrar que o sol é importante para o idoso, pois ele precisa dos raios ultravioleta para a conversão da vitamina D (na sua forma ativa) na pele. Além disso, a exposição ao sol ajuda na prevenção e no tratamento dos sintomas depressivos e na regulação do sono”, lembra Sérgio. Contudo, esse tempo de exposição não deve exceder 20 a 30 minutos, devendo ser evitado o período das 10h às 16h, quando o calor é mais intenso.
Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano:
• Beba muito líquido. Sucos e chás são uma boa opção, mas também é importante a ingestão de água;
• Alimente-se em pequenas quantidades, de 3 em 3 horas. Prefira frutas e legumes, evite bebidas alcoólicas e frituras;
• Evite exposição prolongada ao sol ou locais abafados;
• Use roupas leves e confortáveis e, de preferência, brancas ou cores claras, que não absorvem o calor;
• Não se esqueça de usar, diariamente, o filtro solar (FPS 20, pelo menos);
• Evite atividade física intensa;
• Se sentir mal-estar, saia do sol, beba água e refresque áreas como nuca, rosto e pescoço. Se persistirem os sintomas, procure um médico.
Verão exige cuidados especiais com a saúde do idoso Verão exige cuidados especiais com a saúde do idoso Reviewed by Redação on 1/19/2015 01:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-