São Roque realiza em janeiro a tradicional festa da pisa da uva


Festa acontece nos dias 17 e 24 e abre espaço para visitante conhecer e participar da colheita, pisa da uva e produção de vinhos artesanais, além da degustação da uva nos parreirais

(Foto: divulgação)
Festa da 'Pìsa da Uva' em São Roque, SP
Janeiro é o mês da colheita das uvas próprias para a produção de vinhos e as videiras na região de São Roque são um espetáculo à parte. Os parreirais ficam carregados das variedades Isabel, Lorena, Niagara branca, rosada e violeta. Para celebrar o início de mais uma safra, os produtores artesanais realizam a tradicional Festa da Pisa da Uva, nos dias 17 e 24 de janeiro, na Quinta do Olivardo.

Durante a Pisa da Uva, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cultivo e a produção. Ao final, os participantes da festa são convidados a degustar a fruta no próprio pé, além de auxiliar na colheita e participar da pisa - o processo artesanal de pisar as uvas para a extração do suco que será fermentado e dará origem ao vinho. Anualmente o evento atrai turistas de diversas regiões do estado, que passam o dia acompanhando as festividades. Na Quinta do Olivardo são 4 mil pés de uvas e toda safra é destinada para a produção artesanal de 20 mil litros de vinho, comercializados no local ou em eventos.

(Foto: divulgação)
Tradicional festa do município paulista acontece em janeiro
“A Pisa da Uva é uma das etapas mais importantes para a produção de um bom vinho e é muito enriquecedor que o turista tenha essa experiência de auxiliar na colheita e na pisa”, diz Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo. “É a valorização da importância que o vinho tem para nossa cultura ao promover a confraternização de amigos e familiares em torno de uma boa mesa”.

Alquimia milenar

Documentos históricos registram a pisa da uva feita pelos egípcios no século XV a.C. Isto comprova a alquimia milenar deste processo, em que se esmagam apenas os bagos da uva, mantendo as sementes intactas. Nos processos industriais normalmente existe a quebra das sementes, o que pode influenciar na característica da bebida. O esmagamento em lagares – tanques onde é feita a pisa – é um processo que pode durar horas. Já em uma prensa industrial o esmagamento é concluído em minutos. Quanto maior o tempo de contato com as cascas, elas vão sendo empurradas para o fundo do lagar e desta forma é possível extrair sua coloração, seus aromas e sabores.

Números

A produção nacional de vinho tem se mantido estável na última década, com uma média estimada em 400 milhões de litros/ano, incluindo o suco de uva, segundo dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O município de São Roque é responsável pela comercialização de 17 milhões de litros da bebida, sendo 2 milhões de produção própria e 15 milhões envasados de outras regiões vinícolas, conforme levantamento do Sindusvinho (Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque).

Ainda segundo estimativa do próprio Sindusvinho, o município recebe em média 30 mil visitantes por mês, sendo os períodos de férias escolares, feriados prolongados, datas festivas e durante os meses do inverno, os de maior procura pelos turistas.

Pacotes

A Festa da Pisa da Uva é um evento aberto e pode ser acompanhado por todos os visitantes. Para o turista que deseja ter uma experiência única, a Quinta do Olivardo disponibiliza um pacote que inclui a participação na colheita, entrada no lagar para pisar as uvas e almoço completo, com bolinho de bacalhau, bolo do caco, salada, espetada madeirense, Pastel de Belém, além de vinhos e suco de uvas à vontade.

Além disso, a tradicional festa conta com a participação do Grupo Folclórico da Ilha da Madeira, que apresenta músicas e danças típicas durante o evento. Ele é formado por 35 integrantes e coordenado por Maria Sardinha, pesquisadora e divulgadora da cultura portuguesa. O pacote custa R$ 160. Crianças até 8 anos não pagam, de 9 a 12 anos têm 50% de desconto. O turista também ganha um chapéu de colono e uma cestinha para colher as uvas.

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até as 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Fonte: OS2 Comunicação
São Roque realiza em janeiro a tradicional festa da pisa da uva São Roque realiza em janeiro a tradicional festa da pisa da uva Reviewed by Redação on 1/06/2015 04:42:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-