campa-insta


Saiba quais são os problemas de pele mais comuns no verão

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista explica os cuidados para prevenção de algumas doenças mais frequentes nesta época do ano

(Foto: Getty Images)
Uma doença de pele típica da estação é o bicho geográfico,  por isso
deve-se evitar andar descalço em locais frequentados por animais
Férias, sol e praia. Quem não gosta? Está é a combinação perfeita do verão, época de descanso e também de cuidados redobrados com a pele, pois alguns problemas costumam aparecer com frequência nessa época do ano. Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que "as temperaturas elevadas contribuem para o surgimento de micoses e outros incômodos na pele, por isso o verão exige cuidados específicos para prevenir algumas doenças e garantir que a diversão não termine mais cedo."

(Foto: divulgação)
Dra. Carolina Marçon
Segundo a especialista, uma das micoses mais comuns é a pitiríase versicolor, que ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina. O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver provocando as manchas. "Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento ao redor, ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou onde a micose estava."

Outra doença de pele típica da estação mais quente do ano é o bicho geográfico, que é causado por parasitas intestinais do cão e do gato que ao defecarem na terra ou areia, deixam os ovos nas fezes que se transformam em larvas e que irão penetrar na pele. "Por estar na pele humana, a larva não consegue se aprofundar para atingir o intestino (o que ocorreria no animal) e caminha sob a pele formando um túnel tortuoso e avermelhado.  É mais comum em crianças e as lesões são geralmente acompanhadas de muita coceira. Os locais mais tingidos são os pés e as nádegas, por isso deve-se evitar andar descalço em locais frequentados por animais", afirma Dra. Carolina.

Bastante comum no verão, a herpes labial também pode incomodar mais. Causada por um vírus, a infecção ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. "A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, como exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Os sintomas geralmente aparecem na primeira ou nas duas primeiras semanas. As lesões podem aparecer na gengiva, na boca, na garganta ou no rosto", comenta a médica.

Dra. Carolina adverte também sobre a fitofotomelanose, uma manifestação alérgica na pele causada pela exposição ao sol após contato com plantas ou suco de algumas frutas, principalmente limão, laranja e tangerina. "A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas. O formato das manchas depende da exposição da pele às substâncias, sendo frequente lesões pontilhadas causadas por respingos de limão espremido. Outros produtos como perfumes e refrigerantes também podem causar a reação, sendo neste caso uma fotomelanose". A dermatologista explica que o desaparecimento das manchas ocorre de forma espontânea e gradativa, devendo-se proteger a pele da exposição ao sol com filtros solares potentes.

Outro problema que costuma aparecer com mais frequência no período de temperaturas elevadas é a melanose solar, provocada pelo sol que danifica a pele ao longo dos anos. "As melanoses solares são mais comuns em pessoas de idade, daí o nome 'mancha senil'. O dano solar acumulado ao longo do anos induz o aumento do número de melanócitos e de sua atividade, produzindo mais melanina e escurecendo a pele. As manchas surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros."

Também mais comum no verão é a miliária, mais conhecida como 'brotoejas' e que afeta principalmente as crianças. "A miliária se apresenta como uma erupção relacionada com as glândulas sudoríparas. O quadro está relacionado com o aumento do calor e da produção do suor que, extravasando dentro da pele antes de atingir a superfície, provoca um processo inflamatório. A localização mais comum é o tronco e a região cervical. As lesões geralmente são acompanhadas por coceira e formam-se 'bolinhas avermelhadas' sobre a pele podendo, em alguns casos, formar lesões mais exuberantes", completa a especialista.

Fonte: Time Comunicação
Saiba quais são os problemas de pele mais comuns no verão Saiba quais são os problemas de pele mais comuns no verão Reviewed by Redação on 1/23/2015 01:29:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-